Dados teledetectados também desempenham um papel importante na recolha de dados e consistem de sensores ligados a uma plataforma. Os sensores incluem câmeras, scanners digitais e lidar, enquanto plataformas consistem geralmente em aviões e satélites.
A maioria dos dados digitais atualmente vem de fotointerpretação de fotografias aéreas. Workstations Soft-cópia são usados para digitalizar recursos diretamente de pares estereoscópicos de fotografias digitais. Estes sistemas permitem que os dados sejam capturados em duas e três dimensões, com elevações medidas diretamente de um par estéreo usando princípios da fotogrametria.
Depois de inserir dados em um SIG, os dados geralmente requer a edição, para remover erros ou processamento adicional. Para dados vetoriais ela deve ser feita "topologicamente correto" antes de poder ser utilizado para uma análise avançada. Por exemplo, em uma rede de estradas, linhas deve ligar-se com os nós numa intersecção. Para mapas digitalizados, manchas no mapa da fonte poderão ser removidos a partir do resultante quadrícula. Por exemplo, um grão de poeira pode conectar duas linhas que não devem ser conectados.