Captura de Dados
SIG
Satélite sensoriamento remoto fornece outra importante fonte de dados espaciais. Aqui satélites usam diferentes pacotes de sensores para medir passivamente a refletância de partes dos espectro eletromagnético, ondas de rádio ou que foram enviados a partir de um sensor ativo, tais como radar. O sensoriamento remoto coleta dados raster que pode ser processado utilizando diferentes bandas para identificar objetos e classes de interesse, tais como a cobertura da terra.
Quando os dados são capturados, o usuário deve considerar se os dados devem ser capturados ou com uma precisão relativa ou absoluta precisão, uma vez que esta não só poderia influenciar a forma como as informações serão interpretados, mas também o custo de captura de dados.
Informações para a captura de dados inserindo-system-consome grande parte do tempo dos profissionais de GIS. Há uma variedade de métodos usados para inserir os dados para o SIG, onde é armazenada em formato digital.
Os dados existentes impressos em papel ou película PET podem ser digitalizados para produzir dados digitais. Um digitalizador produz vetores dados como operador traça pontos, linhas e polígonos fronteiras de um mapa. Digitalizar um mapa resulta em dados raster que poderiam ser tratados posteriormente para produzir dados vetoriais.