BR viewer | Page 17

Muitas disciplinas podem se beneficiar da tecnologia GIS. Um mercado de GIS ativo resultou em redução de custos e melhorias contínuas nos componentes de hardware e software GIS e uso nos campos da ciência, governo, negócios e indústria, com aplicações, incluindo bens imóveis, de saúde pública, mapeamento da criminalidade, defesa nacional, desenvolvimento sustentável, recursos naturais, climatologia, paisagem arquitetura, arqueologia, planejamento regional e comunitária, transporte e logística. GIS também está divergindo em serviços baseados em localização, que permite que dispositivos móveis com GPS para exibir sua localização em relação a objetos fixos (restaurante mais próximo, posto de gasolina, hidrante) ou objetos móveis (amigos, crianças, carro de polícia), ou para retransmitir sua posição de volta para um servidor central para exibição ou outro processamento.

Padrões Abertos Geoespacial Consortium

O Open Geospatial Consortium (OGC) é um consórcio da indústria internacional de 384 empresas, agências governamentais, universidades e indivíduos que participam de um processo de consenso para desenvolver publicamente disponíveis especificações Geoprocessamento. Interfaces e protocolos definidos pela OpenGIS especificações abertas apoiar soluções interoperáveis que "geo-ativar" os serviços Web, sem fio e baseados em localização, e assegurar a sua generalização, e capacitar os desenvolvedores de tecnologia para tornar a informação e serviços espaciais complexas acessível e útil com todos os tipos de aplicações. Abertas protocolos Geospatial Consortium incluem Web Map Service e Web Feature Service.

Produtos GIS são discriminados pelo OGC em duas categorias, com base em como completamente e com precisão o software segue as especificações do OGC.

Padrões OGC ajudar ferramentas de SIG comunicar.

Produtos compatíveis são produtos de software que estão em conformidade com as especificações do OGC OpenGIS. Quando um produto foi testado e certificado como compatível através do Programa de Testes OGC, o produto é automaticamente registrado como "compatível" neste site.

Produtos de execução são produtos de software que implementam OpenGIS especificações, mas ainda não com êxito um teste de conformidade. Testes de conformidade não estão disponíveis para todas as especificações. Os desenvolvedores podem registrar seus produtos como a implementação de projeto ou especificações aprovadas, embora OGC reserva-se o direito de revisar e verificar cada entrada.

Adicionando a dimensão do tempo

condição da superfície, atmosfera e subsuperfície da Terra pode ser examinado através da alimentação de dados via satélite em um SIG. Tecnologia GIS dá aos

pesquisadores a capacidade de examinar as variações na Terra processa mais de dias, meses e anos. Como exemplo, as mudanças na vegetação vigor através de uma estação de crescimento podem ser animados para determinar quando a seca foi mais extensa em uma determinada região. O gráfico resultante representa uma medida aproximada da fitos sanidade. Trabalhando com duas variáveis ao longo do tempo, então, permitir aos pesquisadores detectar diferenças regionais na defasagem entre a redução das chuvas e seus efeitos sobre a vegetação.

Tecnologia GIS e da disponibilidade de dados digitais em escala regional e global permitir que essas análises. A saída do sensor de satélite usados para gerar um gráfico vegetação é produzido por exemplo, pela Advanced Very High Resolution Radiometer (AVHRR). Este sistema de sensor detecta a quantidade de energia refletida pela superfície da Terra através de várias bandas do espectro para áreas de superfície de cerca de 1 quilômetro quadrado. O sensor de satélite produz imagens de um local particular na Terra duas vezes por dia. AVHRR e mais recentemente o Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) são apenas dois dos muitos sistemas de sensores utilizados para análise da superfície da Terra. Mais sensores vai seguir, gerando cada vez maiores quantidades de dados.

Além da integração de tempo em estudos ambientais, GIS também está sendo explorado por sua capacidade de controlar e modelar o progresso dos seres humanos ao longo de suas rotinas diárias. Um exemplo concreto de progresso nesta área é o recente lançamento de dados populacionais específicos em tempo pelo Censo dos EUA. Neste conjunto de dados, as populações das cidades são mostrados para o dia e à noite destacando o padrão de concentração e dispersão gerada por padrões norte-americanos pendulares. A manipulação e geração de dados necessários para produzir esses dados não teria sido possível sem GIS.

Usando modelos para projetar os dados mantidos por um SIG para frente no tempo permitiram que os planejadores para testar as decisões políticas que utilizam sistemas de apoio à decisão espacial.