Geocodificação de endereços
Geocodificação é interpolando localizações espaciais (coordenadas X, Y) de endereços de rua ou quaisquer outros dados espacialmente referenciados como códigos postais, os lotes de encomendas e localizações de endereço. Um tema de referência é necessário para geocodificar endereços individuais, como um arquivo central da estrada com faixas de endereços. Os locais de endereço individuais têm sido historicamente interpolados, ou estimado, examinando intervalos de endereços ao longo de um troço de estrada. Estes são geralmente fornecidas sob a forma de uma tabela ou base de dados. O software, então, colocar um ponto aproximadamente onde esse endereço pertence ao longo do segmento de linha central. Por exemplo, um endereço do ponto 500 será no ponto médio de um segmento de linha que começa com o endereço 1 e termina com o endereço 1.000. Geocodificação também pode ser aplicado em relação aos dados reais de encomendas, geralmente a partir de mapas de impostos municipais. Neste caso, o resultado da geocodificação será efetivamente um espaço posicionado em oposição a um ponto interpolado. Esta abordagem está a ser cada vez mais utilizada para fornecer informações de localização mais preciso.
Multicritérios de análise de decisão
Juntamente com GIS, análise de decisão multicritério métodos apoio as decisões na análise de um conjunto de soluções espaciais alternativas, como o habitat ecológico mais provável para a restauração, em vários critérios, tais como a cobertura vegetal ou estradas. MCDA usa regras de decisão para agregar os critérios, o que permite que as soluções alternativas para ser classificado ou priorizados. GIS MCDA pode reduzir custos e tempo envolvidos na identificação de locais de restauração potenciais.
A saída de dados e cartografia
Cartografia é a concepção e produção de mapas, ou representações visuais de dados espaciais. A grande maioria da cartografia moderna é feito com a ajuda de computadores, geralmente utilizando GIS, mas a produção de cartografia de qualidade também é conseguido através da importação de camadas em um programa de desenho para refiná-lo. A maioria dos softwares GIS dá o controle substancial do usuário sobre a aparência dos dados.
Trabalho cartográfico tem duas funções principais:
Em primeiro lugar, ela produz gráficos na tela ou no papel que transmitem os resultados da análise para as pessoas que tomam decisões sobre recursos. Mapas de parede e outros gráficos podem ser gerados, permitindo que o espectador a visualizar e, assim, compreender os resultados de análises ou de simulações de eventos potenciais. Mapa Web Servers facilitar a distribuição de mapas gerados através de navegadores web utilizando várias implementações de interfaces de programação de aplicativo baseado na Web (AJAX, Java, flash, etc.).
Em segundo lugar, a outra informação de dados pode ser gerada para posterior análise ou utilização. Um exemplo seria uma lista de todos os endereços dentro de uma milha (1,6 km) de um vazamento tóxico.
Geocodificação reversa
Geocodificação reversa é o processo de devolução de um valor estimado de endereço número no que se refere a uma cota determinada. Por exemplo, um usuário pode clicar em um tema central da estrada (proporcionando assim uma coordenada) e ter informações retornadas que reflete o número da casa estimada. Este número da casa é interpolada a partir de um intervalo atribuído a esse segmento de estrada. Se o usuário clicar no ponto médio de um segmento que começa com o endereço 1 e termina com 100, o valor retornado será em algum lugar perto de 50. Note-se que geocodificação reversa não retorna endereços reais, apenas estimativas de que deveria estar lá com base no pré-determinada range.