Boletim Kappa Crucis KAPPA01 -Primavera-2017 | Page 70

Boletim Astronomico KAPPA CRUCIS ­ No. 1 ­ Primavera 2017
“ Qual é o fim da Galáxia? O fim do Mundo? O fim de tudo?( Arthur Vitorio Vilela Zago, aluno do 5o Ano do ensino fundamental, do Colégio Farroupilha, Campinas, SP)
São três perguntas diferentes. A nossa galáxia, que chamamos de“ Galáxia” com G maiúsculo ou de Via Lactea, que na verdade seria mais o nome de uma faixa esbranquiçada – a nossa galáxia de perfil ­ no céu da Terra, tem um tamanho, portanto um fim. A nossa Galáxia é espiralada e parece um disco ou uma pizza com as bordas finas e o centro mais gordinho, mais largo. Esse disco tem um diâmetro de cerca de 100.000 anos luz, e nós moramos na periferia inclusive, distante cerca de 20 anos luz da borda, que seria, portanto, o“ fim” da Galáxia. Já o fim do mundo, depende do que chama de“ mundo”. O mundo pode ser a Terra, e a Terra tem um fim que podemos considerar ser a última camada de nossa atmosfera, a mesosfera, que está a cerca de 80 a 100 km acima de nossa superfície. Até aí encontramos ainda uma quantidade significativa de moléculas de gases que compões a nossa atmosfera, acima disso, praticamente não existem mais tais moléculas. Mas há quem considere mais duas camadas em nossa atmosfera, a termosfera e a exosfera, indo até cerca de 500 km de altitude, onde estão alguns satélites, a ISS( estação Espacial Internacional) e o Telescópio Espacial Hubble. Se o mundo for o Sistema Solar, seu fim está localizado a meio caminho da estrela mais próxima, Alfa Centauri, um sistema triplo, ou seja, a cerca de 2,5 anos luz, o que equivale a cerca de 20 a 25 trilhões de quilômetros daqui. E se o mundo for o Universo, bem, isso é muito maior. O Universo por definição é tudo o que existe. E o lugar mais distante que observamos está distante cerca de 13,5
bilhões de anos luz( cada ano luz tem cerca de 10 trilhões de quilômetros!). Mas isso seria distância, mas podemos pensar no fim do Universo. Uma das hipóteses que falam do fim do Universo, do“ mundo”, diz que o Universo irá se expandir e depois recuar e virar um ponto que chamamos de singularidade. Louco isso né!? Mas isso seria o fim mesmo do“ mundo”, o fim de“ tudo”, pelo menos como o conhecemos. Pois uma outra hipótese diz que o Universo é cíclico, ou seja, depois que ele virar essa singularidade, vai se expandir de novo. E recuar de novo. Expandir de novo, e assim seria para sempre...( KC)
“ O Sol gira como a Terra? Qual o tamanho do Sol?( Deborah Vitoria Vilela Zago, aluna do 2o Ano do Ensino Fundamnental, no Colégio Farroupilha, Campinas, SP)
Sim, assim como a Terra, o Sol gira, ou seja, tem um movimento de rotação. Todos os corpos no espaço giram por causa de uma força chamada gravidade, que está presente em tudo, desde o Sol até um grão de arroz. E no espaço, como a interação dessa gravidade dos corpos, tudo o que estiver no espaço vai girar, ganhando uma rotação. E o Sol é uma estrela pequena, se comprada às demais estrelas do Universo. Mas para nós ela é gigante, muito maior que a Terra. O diâmetro( linha reta que vai de um lado para o outro da circunferência, passando pelo centro) da Terra é de 12.756 km e o do Sol é cerca de 1.400.000( 1,4 milhão) km. Grosseiramente podemos dizer que se o Sol tivesse o tamanho de um automóvel popular, a Terra teria o tamanho de uma bolinha de gude.( KC)
Para saber mais: Pergunte ao Astronomo!! Envie sua pergunta para o email pergunte @ aglomeradoaberto. com. br e ela sera respondida por alguem da equipe, do grupo ou profissional colaborador
­ 66 ­