Boletim Kappa Crucis KAPPA01 -Primavera-2017 | Page 16

Boletim Astronomico KAPPA CRUCIS ­ No . 1 ­ Primavera 2017
onde bate papo com outros meteoritos , Peter e Ping , e com uma pedra terrestre , a Pedrita . Ensina as crianças sobre ciência e diversidade . O famoso astrofísico Neil DeGrasse Tyson , questionado sobre a fraca presença de mulheres no meio científico , respondeu que , como negro , poderia comentar de forma análoga e opinou que não se trata de genética ( a insinuação era de que mulheres seriam menos capacitadas ), mas de oportunidades , numa sociedade dominada por homens brancos . Assim como as mulheres , ele se via “ fora dos paradigmas das expectativas ” dessa sociedade .
Metrópole – O que a senhora acha disso ? Duília de Mello – A analogia de Neil DeGrasse é muito boa . Concordo 100 % com o fato de mulheres e minorias não terem acesso às mesmas oportunidades que os homens brancos . Muitas vezes , nem nos damos conta de que estamos sendo excluídas , pois o sexismo virou rotina . Tenho certeza de que toda menina tem a mesma capacidade intelectual que os meninos . O que precisamos é garantir que ambos tenham acesso às mesmas oportunidades .
Metrópole – Outra pergunta padrão para uma mulher de sucesso na vida profissional , num mundo ainda machista : como conciliar carreira e família ? Duília de Mello – Eu sou casada , mas não temos filhos , e meu marido também é cientista . Dividimos as tarefas dependendo do que cada um gosta de fazer . Eu gosto muito de cozinhar , já ele , não . Então , eu cozinho e ele passa o aspirador . O que aconselharia aos jovens brasileiros que pensam em seguir carreira científica : ficar ou sair do País ?
As universidades brasileiras são ótimas , assim como os cursos de pós­graduação . Porém , aconselho a experiência internacional . Por isso , sou grande fã do Ciência sem Fronteiras ( programa do governo federal ), que dá essa oportunidade aos nossos estudantes . Tenho certeza de que o impacto no Brasil será enorme , pois estudar fora é algo transformador . Também indico a participação nos congressos internacionais , excelentes para conhecer pesquisadores , divulgar seu trabalho e fazer networking . Para conseguir emprego no ramo científico é muito importante ter um bom currículo , publicar artigos e ter colaboradores atuantes . Infelizmente , no Brasil o processo de contratação é muito arcaico e requer concursos públicos . No Exterior , basta enviar currículos , cartas de recomendação e projetos . Então , recomendo a todos que tentem todas as opções e façam a escolha depois . Nada impede que uma pessoa saia do Brasil e posteriormente retorne .
Metrópole – A senhora foi reconhecida por várias entidades como destaque nas ciências , uma figura inspiradora que tem um papel importante no meio . Fale um pouco a respeito . Duília de Mello – É sempre bom , mas o maior reconhecimento é o do público que vai às minhas palestras e fica vidrado ao descobrir um pouquinho sobre o universo . Adoro ver os olhinhos brilhando quando conto um pouco do que sei e da minha história . Agradeço muito a todos que têm me acompanhado . Muitos que quando crianças eram fãs da mulher das estrelas ( como ela é conhecida desde o primeiro livro ) hoje estão na faculdade e alguns até na pós­graduação . Acho isso incrível e , sempre que puder , continuarei a ajudar .
­ 12 ­