Boletim Kappa Crucis KAPPA01 -Primavera-2017 | Page 15

"... é a gente que faz o impossivel ser possível "
Boletim Astronomico KAPPA CRUCIS ­ No . 1 ­ Primavera 2017
2014 como uma das cem pessoas mais influentes do País em eleição da revista Época , entre outras premiações , é Ph . D pelo Space Telescope Science Institute , na Johns Hopkins University , em Maryland , nos Estados Unidos , e pesquisadora associada do Nasa Goddard Space Flight Center , no mesmo estado , há 12 anos .
Trabalhando diretamente com o Hubble , o mais importante de todos os telescópios já desenvolvidos , posto em órbita em 1990 , ela tem no currículo recente a participação na descoberta de “ berçários ” de jovens estrelas surgidas da colisão de galáxias e da maior galáxia espiral do universo – a NGC 6872 , que tem 522 mil anos­luz de diâmetro , cinco vezes o tamanho da Via Láctea .
Com tanta produção ( ela ainda dá aulas de física e astronomia e orienta teses ), Duília encontra tempo para se dedicar ao social . Criou a AME – Associação Mulher das Estrelas ( como , aliás , é conhecida ), por meio da qual pretende inspirar jovens a seguirem carreiras científicas e tecnológicas , e lançou recentemente um livro infantil online , As Aventuras de Pedro , Uma Pedra Espacial , que pode ser baixado gratuitamente no link http :// duiliademello . com / AsAventurasDePedro _ Du ilia _ de _ Mello . pdf . A obra “ traduz ” para a linguagem das crianças um pouco sobre o sistema solar e traz lições sobre as diferenças . Ela já havia publicado outro livro , Vivendo com as Estrelas , contando sua trajetória .
Como parte das atividades da AME , a astrofísica vai estar no Rio de Janeiro e em São Paulo para um ciclo de palestras em maio e junho . Em Campinas , falará em duas escolas públicas no dia 31 de maio ( Escola Estadual Trinta e Um de Março e Escola de Educação Integral Dr . João Alves dos Santos ). Confira a seguir a entrevista que ela concedeu à Metrópole . A seguir , a entrevista :

"... é a gente que faz o impossivel ser possível "

Metrópole – A sua área de atuação é o telescópio Hubble , que completou 25 anos em órbita no ano passado e contribui muito para a popularização das operações da Nasa . No que consiste seu trabalho e como é sua rotina ? Duília de Mello – Comecei a trabalhar com imagens profundas captadas com o Hubble no Nasa­Goddard em 2003 e passei cinco anos fazendo isso . Depois , fui contratada como professora pela Universidade Católica de Washington ( DC ) e continuo também a fazer pesquisas com o telescópio lá . Tenho vários projetos em andamento . Um deles é do campo profundo ultravioleta do Hubble ( registro que mostra um colorido inédito do espaço ), que foi captado recentemente pela nossa equipe e que tem como finalidade entender como a Via Láctea se formou . Tenho também um projeto de Big Data com alunos de graduação : usamos um enorme banco de dados , que cobre grande parte do universo e que utiliza o telescópio terrestre Sloan , e , com estudantes de ciência da computação , estamos selecionando galáxias em colisão . Passo boa parte do tempo também escrevendo artigos .
Metrópole ­ A senhora é uma cientista dedicada a
­ 11 ­
Duilia de Mello
difundir conhecimento . Fale um pouco sobre os seus projetos nesse sentido , como a AME , as palestras e o livro infantil . Duília de Mello – Comecei a difundir a astronomia em 1997 , quando descobri uma supernova no Chile . No mesmo ano , fui trabalhar no instituto do Hubble . Em 2009 publiquei Vivendo com as Estrelas , em que conto minha história profissional e tento inspirar futuros cientistas . Mas foi em 2014 que resolvi que estava na hora de fazer algo mais concreto . Atualmente , estou tentando fazer virar realidade a Associação Mulher das Estrelas , que visa estimular crianças e jovens a descobrirem seus talentos . Como parte do projeto , sempre que posso visito escolas e dou palestras , mas nem sempre é viável , já que moro nos Estados Unidos . Espero um dia captar recursos para poder viajar o Brasil e expandir minha participação a outras atividades , como clubes e feiras de ciências . Já temos vários voluntários e estamos formando um banco de interessados em nos ajudar . O livro infantil que disponibilizei gratuitamente na internet é para crianças de 6 a 9 anos . Conta como Pedro caiu na Terra quando estava viajando ao redor do Sol . Ele narra suas aventuras da estante de uma cientista ,