Boletim informativo do Lizard Canário Clube Português LCCP_ boletim informativo 9 | Page 8

8
Foto 2 : Pena onde visivelmente ocorreu tosa de extremidade
Foto 3 : Fundo claro mostrando claramente a distribuição melânica e lipocromica de uma pena sem fraude .
Foto 4 : Mesmo fundo da foto 03 , agora , mostrando claramente a pena fraudada por tosa modificando a categoria da ave
Foto 5 : Pena integra isenta de fraude
Foto 6 : Ataque químico caracterizando fraude a ave melânica fundo amarelo , notamos a total alteração da plumagem , inclusive com a segmentação da extremidade
8
Foto7- Exemplo de plumagem onde não ocorreu nenhum tipo de ataque químico . Notamos claramente a integridade da plumagem ataque químico . Notamos claramente a integridade da plumagem numa simples observação das suas condições feitas em microscópio .
Foto 8 : Foto comparativa com outro fundo , onde , notamos a integridade total da plumagem
1.4 Reacção química
Procedimento bastante simples , porem eficiente , que consiste em provocar uma reacção química nas penas coletadas ( recolhidas ) da ave em análise , para se verificar se há algum desprendimento de elemento químico aplicado .
1- Pena pigmentada artificialmente caracterizando fraude 1 . a- Mesma pena agora com a remoção do pigmento fraudador 1.5 Análise em laboratório
Metodologia nova que se mostrou bastante eficiente em dois casos de fraude por pintura , diagnosticados pelos resultados no ensaio de Cor e ou DQO , depois de confirmados pelo ataque químico às penas e verificação em microscópio .
1 . Acções futuras
Estaremos trabalhando com novidades para 2009 , no aperfeiçoamento de algumas novas metodologias , buscando melhoramento contínuo no controle das fraudes . É um caminho sem volta e que deverá seguir buscando a inibição completa desta prática , que infelizmente é comum no nosso meio .
Foto1 : exemplo de plumagens absolutamente integras , sem nenhum tipo de elemento químico que realça o brilho pela colagem das pontas .
Nesses exemplos que observamos que as extremidade da pena está com as Bárbulas coladas , provocando um aumento significativos no brilho e na tonalidade da melanina .
8