BOLETIM INFORMATIVO COMEX Volume 2 | Page 6

Prof. Bilar – Quais as oportunidades e os benefícios práticos que essa parceria pode trazer para ambas as partes?

Sr. Rodrigo – Para o PEMP, no que diz respeito à pesquisa, informações aplicadas à gestão da área podem ser geradas, já no que se refere à extensão, a transferência de conhecimento científico à população pode promover mudanças no comportamento dos beneficiários (não apenas moradores do entorno) o que certamente ajudará na redução das ameaças, em prol da conservação da UC. Para os docentes e discentes UFRPE/UAST cito: aquisição de carga-horária referente a atividades de extensão, efetiva aplicação dos conhecimentos teóricos obtidos durante os cursos, desenvolvimento de experiência técnica e profissional, possibilidade de obtenção de bolsas de estudo através da participação em editais especificamente destinados a projetos de extensão, além da satisfação pessoal gerada pelo exercício da cidadania em favor da natureza.

Prof. Bilar – Quais são os procedimentos necessários para autorizar a realização de um projeto de extensão universitária no PEMP?

Sr. Rodrigo – Para realização de pesquisas e/ou atividades educativas no PEMP é necessário obter uma autorização específica. O coordenador do projeto deve encaminhar requerimento à CPRH. Alguns documentos devem ser apresentados, como: informação de equipe de pesquisa, projeto de pesquisa, termo de compromisso, dentre outros. Os requerimentos serão analisados e, a partir daí, é emitida a autorização para realização das atividades. Ressalto que os projetos autorizados têm apoio da equipe local do PEMP garantido. Também cabe informar que projetos não autorizados devem ser regularizados o mais breve possível.

Prof. Bilar – Muito obrigado pelos esclarecimentos. Tenho certeza que eles estimularão os acadêmicos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a desenvolverem futuros projetos de extensão universitária no Parque Estadual da Mata da Pimenteira (PEMP), os quais poderão contar com este Boletim como um importante canal para a divulgação de seus resultados.

Sr. Rodrigo – Eu que agradeço pela oportunidade de divulgar o Parque Estadual Mata da Pimenteira. Por fim, coloco-me à disposição dos interessados e parabenizo a iniciativa da Comissão de Extensão da UAST/UFRPE pelo Boletim Informativo COMEX.

COMEX ENTREVISTA

6

Maiores informações podem ser encontradas no site da CPRH, através do seguinte link:

O professor Alexsandro Bilar é Bacharel em Administração pela UFPE, Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela FCAP/UPE e atualmente faz doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE.