Boletim AZR online 3ª edição | DEZ 2017 | Page 11

11

Formação

A Direção de Formação da Azimute Radical actualmente conta com 3 áreas distintas de formação; Monitores Técinco de Parques Aventura, Monitores de Apoio e por ultímo na área da Construção de Infraestruturas de Parques de Aventura.
No próximo ano está previsto junto com a AZ PLAY a criação de um curso de monitores de animação que será um upgrade ao curso de monitor de apoio já existente.
Neste artigo vou então falar do curso que está na minha coordenação o de Monitor Técnico de Parques Aventura. Desde 2016 a Azimute Radical já ministrou 3 cursos de Monitor Técnico de Parque Aventura, claramente uma aposta forte na excelência dos serviços prestados quer na vertente associativa quer na vertente comercial, cursos estes com um forte rigor técnico, rigor na formação e rigor na avaliação.
Destes três cursos a Azimute Radical formou 33 monitores e ao longo do ano reciclou cerca de 30 monitores, sim porque o rigor mantém-se ao longo de toda a“ carreira” do monitor que efetua serviço pela Azimute. Os cursos e as reciclagem para quem presta serviço na Azimute têm a validade de um ano.
De salientar que na formação está também presente a vertente associativa. No ultímo curso recebemos cinco formandos do“ Projeto Bola prá Frente”. Destes, apenas quatro mantiveram interesse em frequentar o curso. Este curso naturalmente manteve o mesmo grau de exigência, mas com noção das dificuldades de cada formando. Usamos o metodo de formação diferenciada sempre com o foco de que todos atinjam os mesmos objetivos. Deste projeto infelizmente reprovaram dois destes formandos, sendo que os outros dois ficaram em processo de estágio. Deixo aqui o meu bem ajam a esses miudos pela determinação e vontade de fazer bem.
Descrevendo então para os mais curiosos o Curso de Monitor técnico de Parque Aventura têm como finalidade, formar monitores para executar e dinamizar atividades em Parque Aventura e têm como objetivos gerais:
• Dinamizar atividades radicais
• Preparar e montar obstáculos de cordas
• Efetuar resgate de participantes em obstáculos de cordas
• Efetuar as tècnicas básicas em primeiros socorros.
Têm como destinatários futuros monitores de parque aventura, e pré-requisitos( perfil de entrada):
• Idade mínima de 21 anos e capacidade física para:
• Dinamizar atividades radicais
• Preparar e montar obstáculos de cordas
• Efetuar resgate de participantes em obstáculos de cordas
O curso têm a duração total de 50 Horas( 16h de componente teórica e 34h em componente prática de parque Aventura)
No futuro continuar a melhorar e ministrar mais formações sempre com o rigor de uma formação de excência, para que te juntes á nossa família pronto para o que o fururo nos
reserva o terceiro“ C do Fradão o C de Sucesso”.
Talant de Bien Faire the special one
Alberto Branco
Coordenação Formação
Boletim Semestral- 31 de DEZEMBRO de 2017
11