Bibliotecando nas Bibliotecas Comunitárias Único | Page 119

condições permitiram, toquei o bonde para frente e tentei não valorizar a importância “dessa respeitável senhora”. Diagnosticada com ESCLEROSE MÚLTIPLA (EM), doença que destrói a bainha da mielina, é autoimune e até o momento incurável. Estou convivendo com ela por todos esses anos, temos alguns desentendimentos, mas terminamos desenvolvendo uma relação pacífica, dar para entender? –Não?

Tive o primeiro surto em fevereiro de 1987, seguidos de vários durante 01 ano, até que a doença se estabilizou, mas deixou sequelas que permanecem até o momento.

Depois dessa bateria de surtos, tive uma trégua de dezesseis anos. Desses 16 anos, 10 ainda trabalhei na minha profissão de assistente social, trabalhava menos e fugia do stress, tentando não me preocupar com “certas coisas". Sempre quis mostrar a mim mesma que "Nada é tão terrível!!", desde que conseguisse controlar melhor o stress,o nervosismo e os problemas do dia a dia . Aprendi a relaxar mais, resolver o possível e que não desse, que “se dane o mundo!"

117