Bibliotecando nas Bibliotecas Comunitárias Único | Page 111

ampla de formação, que vai além dos limites da escola. Esse aspecto traz mudanças interessantes quanto ao tratamento dado ao ensino de Literatura, especialmente se considerarmos que o documento ressalta o estudo a partir de uma perspectiva muito mais contextualizada e condizente com a realidade dos alunos.

Outra perspectiva levantada pela BNCC consiste na promoção das múltiplas culturas na juventude. Ela refere-se à necessidade de reconhecer as especificidades de cada jovem que faz parte do ambiente escolar. Ao entender melhor seu público, a escola consegue oferecer uma educação transformadora que dialoga com as carências de cada aluno. Para o Ensino Médio, a Base separa as competências gerais em quatro grandes áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.

Na área de Linguagens e suas tecnologias, temos Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. A Língua Portuguesa apresenta suas habilidades de acordo com campos de atuação social (campo da vida pessoal, campo das práticas de

estudo e pesquisa, campo jornalístico-midiático, campo de atuação na vida pública e

campo artístico-literário).

109