Bibliotecando nas Bibliotecas Comunitárias Único | Page 110

O projeto O ensino de Literatura e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, orientado pela professora Sarah Diva da Silva Ipiranga, teve início a partir da leitura crítica do documento homologado no dia 5 de dezembro de 2018. Vários grupos da sociedade brasileira participaram do processo de produção da BNCC, o que não foi tão bem recebido pelos setores especializados.

Em linhas gerais, a BNCC estabelece um conjunto de “aprendizagens essenciais” que devem integrar todas as etapas da Educação Básica. Isso ocorre por meio da reunião de dez competências gerais (conceitos importantes que devem ser mobilizados para instrumentalizar o aprendizado) a serem desenvolvidas pelos alunos no decorrer de sua vida estudantil. Para o documento, deve haver uma associação entre saber conteúdos e conseguir mobilizá-los em determinadas ocasiões.

A Base ainda se compromete com a educação integral, que, nesse caso, não está associada apenas ao tempo de aula ao qual os alunos devem ser submetidos, mas a uma visão mais ampla de formação, que vai além dos limites da escola.

1 INTRODUÇÃO