JUVENIL
AUTOBIOGRAFIA
A Estrada do Sol
FOTO : PAULINAS
Francesco Lorenzi
N a sua essência , esta obra é a autobiografia de Francesco Lorenzi , descrevendo não apenas o seu percurso individual e artístico , mas também , um forte testemunho espiritual .
Ao longo das páginas deste livro podemos perceber como evoluiu a banda “ The Sun ” de que Francesco faz parte , e quais foram as pessoas , os lugares , e os acontecimentos , que o autor define como “ teoincidências ”, fundamentais para a sua conversão pessoal e artística . O autor reconhece que a família foi importante no seu processo de discernimento para a redescoberta da fé e no encontro pessoal com Cristo . Assume que a oração foi e é fundamental para a compreensão do sentido mais profundo da Vida , e como alimento espiritual capaz de transformar a existência humana .
A metamorfose de Francesco Lorenzi só ocorre após uma profunda peregrinação interior , recorrendo à escuta e à meditação , dando-lhe assim , a força necessária para uma nova coerência de vida , capaz de transformar o seu ser , e também a vida dos restantes elementos da banda .
Há , nesta obra , uma temática que consideramos essencial na vida humana , e que o autor aborda de forma coerente e inspiradora colocando-a sob forma de interrogação : como é possível conciliar a felicidade , o trabalho e a vocação ? É na resposta a esta pergunta que podemos compreender a coerência do percurso de vida de Francesco , e também , uma das muitas razões porque consideramos pertinente a leitura desta obra .
Disponibilizamos um excerto da obra baseado no seu diário , no qual Francesco diz o que “ É A MÚSICA ” para ele :
“ A Música para mim . A Música para mim é Gratidão . Há quem a exprima com um sorriso , com uma saudação , há quem vá ainda mais longe e , através de um instrumento , experimente uma centelha de infinito . Portanto : a Música vem do Coração , um Coração imenso , maior do que o mundo , maior até do que o Amor . É demasiado vasta e extraordinária para ser entendida , por isso associo-a a Deus . Quando escuto o canto do vento , as vozes de um mercado , um carro que passa , a sensação que tenho é de que se trata de uma única e grande partitura . Nessa « onda » - por assim dizer - sinto a pulsação que abraça toda a natureza , tudo o que é visível e invisível .
A vida de cada um de nós é uma parte do tema musical : a introdução , as estrofes , as partes especiais , a ponte e até o refrão ... somos nós .
Tudo aquilo que somos é Música , é harmonia , é ritmo , é vibração , por isso , a Música e a existência são essencialmente inseparáveis , são muito mais do que almas gémeas ou do que amantes eternos .
Gostaria de dizer que sou a mesma carne , sangue do mesmo sangue , mas a verdade é que isso não é suficiente para exprimir o que sou .
Além disso , no fundo , eu não sou ninguém para dizer exatamente o que é a Música , mas sinto-me feliz por sentir fortemente que sou uma parte da grande partitura , e isso basta-me para estar agradecido .
A quem ? Bem , ao melhor Compositor de sempre !”
POR AGOSTINHO FARIA , USADO COM PERMISSÃO . PUBLICADO EM WWW . IMISSIO . NET , EXCERTOS EXTRAÍDOS DE A ESTRADA DO SOL , DE FRANCESCO LORENZI , PUBLICADO POR PAULINAS EDITORA , LISBOA
www . biblion . pt 27