BIBLION MAGAZINE EDIÇÃO DIGITAL #2 / Outono 2016 | Page 11

BIBLION - REVISTA DE LIVROS , LIVROS EM REVISTA
FOTO : VALDEMAR KROKER
Infelizmente , não consegui gastar tempo suficiente na minha vida até aqui lendo esse tipo de literatura . A vida exige também outras leituras . Precisei ler muitos comentários bíblicos , manuais de teologia , eclesiologia , alguma filosofia e de outros temas . Lembro que , quando jovem , um livro de oração me impactou fortemente . Creio que o título era Jesus , ensina-nos a orar , de Hope Macdonald .
Entre as leituras preferidas minhas hoje está o material de apoio no preparo de pregações . Eu não poderia preparar mensagens sem os bons comentários . Há duas semanas preguei duas vezes ( o mesmo sermão , para públicos diferentes ) a história bíblica de Rute , e me encantei com os comentários disponíveis , especialmente os de Daniel Block e Robert L . Hubbard , Jr .
O grande privilégio que tenho atualmente é que meu sustento vem da leitura de ótimos livros , ou melhor , do trabalho com o texto na edição de livros na Editora em que trabalho , Edições Vida Nova .
É evidente que isso não é lazer , mas , em grande parte do processo , é um trabalho profundamente prazeroso .
B : Já é avô , e seguramente a leitura acompanhou o crescimento dos seus três filhos . Até que ponto considera o hábito de ler importante no desenvolvimento das crianças e dos jovens ?
VK : Posso dizer da nossa experiência em família que o hábito da leitura proporcionou uma boa formação linguística dos filhos — os três falam e escrevem muito bem o português , tiveram facilidade para aprender o inglês e , em parte , o alemão .
Foi interessante acompanhar a empolgação das duas filhas na leitura da Série Cris , que Rebeca e Priscila devoraram ( algumas vezes ). Integridade , a coragem de enfrentar as demandas da realidade ( Henry Cloud ), que a Rebeca leu , tornou-se ótimo tema de conversa entre nós . Ver o filho Daniel sendo formado por reflexões profundas com Os irmãos Karamazov , de Dostoiévski , também foi interessante . Lembrar a Priscila olhando a minha estante e fazendo a lista do que gostaria de ler nos meses seguintes não tem preço . E foi incrível viver as mesmas emoções - lemos na mesma semana - O código da Vinci , de Dan Brown , quando este estava na crista da onda .
B : Muitos dos nossos leitores , embora gostem de ler , ainda não adquiriram uma rotina regular de leitura . Como podem tornar o livro o seu companheiro de jornada diária ?
VK : Em geral , é difícil estimular à leitura , por meio de um texto escrito , pessoas que não têm rotina regular de leitura . Será que vão ler o meu texto ? Mas se estão aqui , é porque algum interesse têm . Creio que uma sugestão útil para a maioria das pessoas é começar com um bom romance . Por exemplo , duvido que alguém que lê as primeiras dez páginas de O testamento , de John Grisham , não vá querer ir até o fim sem interrupções , se possível . Talvez não seja caso de começar por um poema épico como Paraíso perdido , de John Milton , por melhor que este seja .
Mas há também uma recomendação indireta para esse tipo de leitor : alguém precisa lhe dar um bom livro de presente ; alguém precisa citar boas histórias ou ótimas formulações de verdades encontradas em livros que leu ; alguém precisa convidá-lo para um fim de semana especial de discussão de livros e relatos de transformação por meio da leitura .
( CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE )
www . biblion . pt 11