atómica maio de 2024 | Page 28

OS BENEFÍCIOS DAS PLANTAS

Maria Valentim

Ao longo de milhões de anos, o ser humano tem mostrado um grande interesse por plantas. No entanto, nos dias de hoje, o contacto entre as pessoas e a natureza está a tornar-se cada vez menor. Cada vez mais estudos científicos apontam para os efeitos e benefícios que as plantas têm sobre a nossa mente. Talvez, por essa razão, seja possível perceber porque é que em muitas línguas, “planta” significa “aquelas que cuidam de nós”.

Os humanos apresentam uma característica conhecida como “biofilia” que compreende a atração pela natureza e o desejo de ligação com outras formas de vida como, por exemplo, plantas. Esta atração natural é justificada, já que a presença destes seres vivos nas nossas vidas traz imensos efeitos positivos.

Estudos mostram que ter plantas por perto pode melhorar a concentração e capacidade de memorização até 20%. Isto acontece graças à sua capacidade de melhorar a qualidade do ar, reduzindo o dióxido de carbono da atmosfera.

Outros benefícios estudados, como os níveis mais baixos de cortisol, a hormona do stress, tornam-se visíveis não só com a presença de plantas reais, mas também com a exposição às suas fotos. Mesmo pessoas com problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, apresentam melhorias devido a estas fotografias.

Para além disso, um estudo concluiu que pessoas hospitalizadas com vista para plantas ou árvores recuperavam mais depressa e precisavam de menos medicação para as dores.

É também de referir que certas plantas podem auxiliar num dos aspetos mais importantes para o equilíbrio das nossas emoções: o sono. Dormir o suficiente permite a regulação da amígdala, a parte do cérebro responsável pela nossa reação às situações boas ou más da vida. Dormindo o suficiente, a amígdala permite respostas emocionais normais e saudáveis ao nosso dia-a-dia. No entanto, com falta de sono, esta torna-se desregulada e “hiperativa”, exacerbando certas respostas emocionais. A falta de sono é uma grande causa de depressão, bem como responsável pelo aumento dos níveis de ansiedade e stress.

O consumo de infusões de plantas como a camomila, a lavanda, a valeriana e a ashwagandha entre outras, parece auxiliar na obtenção de uma boa noite de sono.

Concluindo, o ser humano tem uma ligação inegável com as plantas e a natureza de uma forma geral.  Devemos considerar aprofundar esse contacto na medida que nos traz mais saúde e bem-estar. ✿

Imagem de Foundry Co , Pixabay