Duna da Cresmina, Cascais
O sistema dunar Guincho-Cresmina, em frente à praia do Guincho, é um dos mais importantes sistemas dunares da região Sintra-Cascais. Apresenta um percurso de passadiços que permite a exploração da zona, onde podemos observar uma rica diversidade de flora e fauna adaptadas às condições áridas das dunas, como o estorno (Ammophila arenaria) e a espécie endémica sintrense miosótis-das-praias (Omphalodes kazunskianae). No limite superior deste complexo encontra-se o núcleo de interpretação, espaço que dispõe de uma exposição sobre a dinâmica do sistema dunar e onde é possível fazer uma paragem para uma pequena refeição servida com o oceano ao fundo.
Arriba fóssil da Costa da Caparica
A imponente arriba fóssil da Costa da Caparica, observada a partir das praias da zona, ergue-se como um testemunho majestoso da história geológica. Apesar do nome, o termo "fóssil" não se refere à presença de fósseis, mas sim à inatividade desta formação em relação aos processos erosivos costeiros modernos. Formada durante o Miocénico, há cerca de 15 M.a., é composta por camadas de arenitos e argilas que resultaram de depósitos marinhos e fluviais. Além da sua relevância geológica, a arriba alberga habitats diversificados, ricos em flora autóctone e fauna, como aves e pequenos mamíferos, contribuindo para a biodiversidade da região.
Praia do Telheiro
A Praia do Telheiro, situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é um geossítio de enorme relevância geológica. Aqui observa-se uma impressionante discordância angular entre as rochas paleozóicas da Formação da Brejeira, com mais de 300 M.a., e os arenitos triássicos dos Grés de Silves, formados há cerca de 250 a 200 M.a. Este contacto evidencia um intervalo de 55 milhões de anos sem registo geológico, como páginas arrancadas de um livro, ilustrando importantes processos de deformação tectónica e sedimentação. ∎