Classificação do Assédio Moral
O assédio moral no ambiente de trabalho é um fato que ocorre diariamente em empresas de todos os portes e áreas de atuação. Esta exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, que em sua maioria acontece de maneira encoberta, compromete a saúde mental e física do assediado, desencadeando ondas de depressão, angústia e outros danos psíquicos.
Porém apesar do abuso de poder do “chefe” ser a forma mais conhecida de assédio moral nas empresas, existem outras maneiras que caracterizam este fenômeno:
Assédio ascendente: Geralmente é praticado por um grupo contra a chefia, já que dificilmente um subordinado isoladamente conseguiria desestabilizar um superior. As principais causas são funcionários com ambição excessiva, onde geralmente, existe um ou dois que influenciam os demais, objetivando alcançar o lugar do superior.
Assédio paritário: Ocorre de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um colega de trabalho. A intenção é eliminar concorrentes, principalmente quando o indivíduo vem se destacando com frequência perante os superiores.