Ao Sabor de Lisboa 1 | Page 24

Entrevista a

Joana Brás

Joana Marques Brás, licenciada em comunicação social e cultural na Universidade Católica Portuguesa, frequenta agora o último ano de mestrado. Escritora de artigos na coluna “Boa cama Boa mesa” do jornal Expresso.

Em conversa com esta jovem soubemos que neste momento não tem muito tempo devido ao mestrado, e, por isso, já não escreve regularmente, mas tenciona voltar a fazê-lo. Começou por trabalhar na recente revista online Magg do jornal online “Observador”, onde escrevia artigos sobre práticas do dia-a-dia, dicas sobre produtos novos que eram lançados, entre outros.

Entrevistador: Há quanto tempo fazes críticas na restauração, em Lisboa?

Joana Brás: Sempre gostei muito de escrever. O convite para escrever artigos para a Magg foi a primeira porta a abrir-se para o meu sonho, ser colunista. Depois desse trabalho surgiram diversas oportunidades, sendo que o Expresso foi a proposta que aceitei. No último ano do curso, foi quando entrei para a equipa da revista online, mas só comecei a fazer críticas de restaurantes no primeiro ano de mestrado.

E.: Como é que surgiu o teu interesse pela área da restauração?

J. B.: Como já disse, sempre tive gosto pela escrita, mas poder juntar dois dos meus grandes gostos foi o melhor. Adoro comer (risos) e o facto de o trabalho me “obrigar” a isso é juntar o útil ao agradável. Para além disso, tenho a oportunidade de poder provar diferentes variedades gastronómicas e escrever aquilo que penso sobre o espaço.

E.: O que o teu trabalho contribui para as pessoas que estão à procura de uma "boa mesa" em Lisboa?

J. B.: Eu acho que sim, nesse aspeto o meu trabalho é muito gratificante,