ALL!N 1 | Page 36

36

A.- Qual é a tua ligação com o Técnico? O que faz do teu clube ser tão especial para ti?

M.M. -Para mim já se torna complicado explicar por palavras essa ligação, mas basicamente o Técnico já se tornou numa fatia muito importante no bolo que é a minha vida por assim dizer. Eu hoje sou o que sou por causa do Técnico e do rugby, o técnico deu-me amigos para a vida e estará para sempre no meu coração. Há uma frase muito conhecida no Técnico que diz “Eu não sei se gosto do rugby ou se gosto do técnico”, e eu identifico-me bastante com essa frase, claro que gosto de jogar rugby mas essencialmente gosto de jogar com o Técnico e com os meus amigos.

A.-Para os jovens que jogam rugby, que “trabalho de casa” têm de fazer para atingir um patamar mais alto cá em Portugal?

M.M. -Aquilo que eu acho que os jovens devem fazer é claro treinarem, darem o máximo dentro e fora dos treinos, treinar em casa sozinhos ou chegarem mais cedo aos treinos, ser os últimos a sair, isto tudo é muito importante mas pessoalmente o essencial é mesmo divertirem-se, e esta é a mensagem principal que posso deixar porque se não se divertirem e apenas jogarem rugby pela obrigação não vão a lado nenhum.

O melhor do rugby é divertirmo-nos ao jogar e com quem jogamos, só assim é que se atingem grandes feitos. Só tendo prazer a jogar é que se consegue fazê-lo bem e ter sucesso.

A -No teu caso, como consegues conciliar os estudos com o desporto?

M.M.-Claro que não é fácil mas também não é assim tão difícil como as pessoas pensam. Quem corre por gosto não cansa, eu jogo rugby e não e canso disso e por isso tento conciliar tudo ao máximo. No entanto, ao ter jogado pela seleção nacional consegui ter alguns benefícios a níveis académicos: posso mudar os meus horários consoante os treinos, posso frequentar os exames de época especial que são mais tarde. No entanto a meu ver há tempo para tudo.

A- Consegues explicar-nos um pouco sobre o teu regime de treino?

M.M. - Eu treino 3 vezes por semana com a equipa em campo, depois faço mais 2 a 3 vezes de treino físico sozinho no ginásio que é programado pelo nosso preparador físico, e claro depois há o jogo ao fim-de-semana.

A-Sabemos que tens integrado recentemente a Seleção Nacional de sub20