ALL!N 1 | Page 35

UM DESPORTISTA QUE REPRESENTA PORTUGAL PELO MUNDO

ALL!N [A] - Como começaste a jogar rugby? Há alguma história de “origem” que mereça ser contada?

M.M. - Os meus pais sempre me tentaram levar para o rugby porque já conheciam o desporto, até porque o meu pai chegou a jogar durante alguns anos. No entanto, o que me fez realmente começar a praticar este desporto foi um dia, quando tinha apenas 8 anos, em que ía dormir a casa do meu melhor amigo que morava ao lado do campo de rugby do técnico e acabámos por ir assistir a um treino do irmão dele que já treinava lá. Enquanto estávamos a ver o treino, o diretor de equipa de sub14 na altura disse “o que é que estão aqui a fazer? Venham cá para dentro treinar”, lembro-me que estava de camisa, calças beges e sapatinhos de vela e mesmo assim saltei para o campo com esse meu amigo e acabámos por treinar. A partir desse momento, comecei a ir a todos os treinos e apaixonei-me logo pela modalidade.

A - Qual foi a tua primeira impressão da modalidade?

M. M. - A primeira impressão foi de que se tratava de um desporto exigente fisicamente, os treinos eram intensos, mesmo os de crianças já puxavam bastante por mim mas também me lembro de ser bastante acolhedor, não sei se foi pela modalidade ou pelo meu clube em si, mas fui muito bem acolhido e fiz logo amigos para a vida que ainda hoje mantenho.

A. - Como é que avalias o rugby em portugal?

M.M. -Atualmente, acho que o rugby está a crescer, dizemos isso todos os anos e principalmente no últimos. E já dizia o presidente do meu clube “ o melhor do rugby em portugal são os jogadores” e o que é necessário para que haja realmente esse crescimento é dirigentes, árbitros e envolventes ao mesmo nível dos nossos jogadores. Neste momento acredito que estamos na divisão onde merecemos estar, estamos na 2ª divisão de topo a nível europeu e acredito que é merecido.

B.I. DE JOGADOR

Nome: Manuel Maia

Alcunha em campo: Maia

Nacionalidade: Portuguesa

Altura: 1,83 Peso: 94kg

Clube: Clube de Rugby do Técnico

Posição: 3ª linha ( Asa ou nº8)

Jogador português de inspiração: Raffaele Storti

Jogador Internacional de inspiração: Samuel Henwood

35