O ROMANCE DE UM ROMANCISTA:
BREVE BIOGRAFIA DE ALBERTO PIMENTEL
Alberto Augusto de Almeida Pimentel nasceu no Porto, em Portugal, no dia 14 de abril de 1894. Praticamente um auto-didata, Pimentel construiu sua carreira no mundo dos impressos e das letras sem cursar universidades de renome, diferente de outros intelectuais à sua época. Seu pai – Fortunato Augusto Pimentel – fora médico-cirurgião e possuíra uma propriedade no Porto, onde o autor passou grande parte da infância (cenário que mais tarde estaria saudosamente presente em suas obras). Com maior dificuldades na busca, descobrimos que a mãe do autor chamava-se Ana Olímpia de Almeida.
Alberto Pimentel dera os primeiros passos com a carreira jornalistica no Jornal do Porto, em que publicou seu primeiro romance sob o formato do folhetim: Testamento de Sangue (pos-
teriormente editado em 1872). A carreira como jornalista levou o jovem escritor à carreira política: foi eleito deputado repre-sentante do circulo eleitoral Cinfães-Resende em 1882, cargo que execeu até o ano de 1884.
Ao longo da vida, Pimentel teve uma vasta produção escrita, abrangendo gêneros tão diversificados como: romance, poesia, teatro, biografia, traduções, obras políticas, estudos his-tóricos, estudos de tradições populares etc – um verdadeiro homem multiversátil! Pimentel é um bom exemplo para representar a figura do polígrafo no século XIX: um prolífero homem das letras que escrevia sobre os mais variados assuntos.
Seus romances estão catalogadas mais adiante neste dossiê. Embora tenha tido uma vasta produções em outras áreas do conhecimento, esta pesquisa voltou-se especialmente para a representatividade do autor enquanto romancista.
SOB O OLHAR DA CATEGORIZAÇÃO EM ESCOLAS LITERÁRIAS:
ALBERTO PIMENTEL COMO UM ROMÂNTICO
Na perspectiva contemporânea de Rute Faro (2005) – estudiosa apresentada nas próximas páginas deste dossiê – os romances históricos de Alberto Pimentel podem ser compre-endidos especialmente como memorialísticos, no sentido em que neles o autor retrata suas memórias acerca de costumes e tradições ligados ao passado português. Há especialmente uma
Sobre a infância do autor
“Notável escritor, nasceu no Porto em 14/04/1894 e morreu em Queluz em 19/07/1925, de seu nome completo Alberto Augusto de Almeida Pimentel. Seu pai, o dr. Fortunato Augusto Pimentel, que, como médico, alcançara uma posição nomeada, levava em gosto que o filho seguisse a carreira da Medicina. Nada conseguiu, porque o rapaz, se alguma tendência tinha, era para as letras. Desde o liceu que compunha versos que ia publicando nos jornais”.
GRANDE enciclopedia portuguesa e brasileira. Lisboa: Enciclopedia, 1935-60. 21º volume. p.664.