Alberto Pimentel: dossiê com pesquisa historiográfica sobre o autor. 13 de novembro de 2015. | Page 20

A PRESENÇA DE pIMENTEL

EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

A seguir, serão apresentadas alguns anúncios de livros à venda e menções referentes a Alberto Pimentel. Consultados os periódicos digitalizados na Hemeroteca Digital Brasileira, deparamo-nos com a ocorrência de tais anúncios e menções em periódicos a partir de 1870, que corresponde ao ano em que Pi-mentel publicara seu primeiro romance: "Idillios à beira d'agua".

❧ Gazeta de notícias (RJ: 1875)

Aqui são vendidos dois roman-ces de Alberto Pimentel: "O annel mysterioso (scennas da guerra peninsular)" e "A porta do paraíso (chronica do reinado de D. Pedro V)". Ambos vendidos pelo mesmo preço: 2$000 (brochado) ou 3$000 réis (en-cadernado). É interessante notar que estes livros são voltados para a "educação popular" provavelmen-te por serem romances históricos, com retratos de tradições e costumes do passado português.

"Gazeta de notícias" (RJ: 1875) - memoria.bn.br

❧ Jornal de Recife (PE: 1875)

A partir dos recortes abaixo, é possível estabelecer uma compa-ração entre o preço do romance de Pimentel anunciado "As netas do padre eterno", brochado por 1$500 réis e outros produtos de uso cotidiano: açúcar (grafado 'assucar'), aguardente, carne, milho, fei-

jão etc. Tais preços tanto o destes produtos quanto o dos romances são informado na mesma página do jornal em questão.

Do mesmo modo, podemos comparar o preço do livro de Pimen-tel com o de outros escritores anunciados pelas livrarias - isto não só no jornal de recife, mas também na Gazeta de notícias, mostrada anteriormente. Nos exemplos aqui presentes, há ao lado de Alberto Pimentel nomes como Olavo Bilac e Ramalho Ortigão.

Jornal de Recife (PE: 1875) -

memoria.bn.br