os romances pimentelianos em números
avaliação quantativa do sucesso do autor em sua época
Com o intuito de compreendermos a recepção dos ro-mances de Pimentel pelo olhar do público em seu tempo, consultamos suas edições publicadas ao longo do século XIX presentes em catálogos de bibliotecas online. Para isto, foram consultados os seguintes sites: worldcat.org (com inu-
meras coleções de bibliotecas ao redor do mundo), catalogo.bnportugal.pt (Biblioteca Nacional de Portugal), acervo.bn.br (Biblioteca Nacional Brasileira) e realgabinete.com.br (Real Gabinete Português de Leitura, RJ).
Há de ressaltar que consideramos o século XIX como o periodo compreendido de 1789 a 1914 - isto é, segundo a con-cepção de Eric Hobsbawm, na qual este século abrange os anos entre os dois grandes marcos históricos da Revolução Francesa e da Primeira Guerra Mundial.
A partir disto, podemos ter uma noção quantitativa do sucesso de Alberto Pimentel durante este período em que pu-blicara seus romances. É igualmente importante ressaltar que a lista ao lado representa uma pequena parte do vastíssimo con-junto completo das obras do autor. Nesta situação só foram considerados aquelas às quais podemos classificar como ro-mances/ficções em prosa.
Neste ponto, devemos confessar que encontramos di-ficuldades quanto esta classificação. Como ter certeza de que determinada obra é realmente um romance? Com exceção dos livros intitulados romances históricos (a exemplo de "A Porta do Paraíso", que será comentado mais à frente) muitas deles não se auto-classificam explicitamente como exemplares do gênero romanesco. Como solução, consideramos todas as obras que - de acordo com os catálogo online consultados - foram classificados como romance ou ficção em prosa.
Deste modo, desconsiderando as demais publicações - poesias, biografias, autobiografias, peças teatrais, memórias, obras históricas, relatos de viagem, crõnicas, contos, traduções (inclusive de romances) de outros autores, obras políticas e jornalisticas - apresentamos, na página ao lado, a lista dos romances pimentelianos de acordo com a seguinte organização: título, editora, ano de publicação (entre 1789-1914), cidade e idioma em que a obra fora publicada.
Esta tabela está organizada cronologicamente, compre-endendo um período que vai de 1870 - com a publicação de "I-
Recorte da capa da 4ª ed. de "A
Porta do Paraíso" - archive.org