A Voz dos Reformados - Edição n.º 177 Maio/Junho 2022 | Page 5

esso do MURP

de Abril – Agir na defesa dos reformados , consolidar o Movimento no dia 14 de Junho , em Setúbal , o 10 .º Congresso da Confederação Pensionistas e Idosos . a Todi fez-se um balanço do mandato 2019-2022 , debateram-se os ta camada social e aprovou-se o Programa de Ação para os próxinovos Corpos Sociais . Isabel Gomes e Casimiro Menezes são , agoidentes da Direção e da Assembleia Geral do MURPI .
ngresso era composta Loff , Casimiro Menezes , aquim Gonçalves , José ssos , Manuela Morais , , Saúl Fragata e Zita Sade Redação : Casimiro Araújo e Joaquim oral contava com im Ricardo e João novas políticas que favoreçam a natalidade , a par de políticas que , ao invés de desprezarem os idosos , os valorizem e promovam para estas pessoas uma vida mais ativa e com mais qualidade , nomeadamente em matéria de acesso a cuidados de saúde ». Seguiu-se a intervenção de Casimiro Menezes , ainda na qualidade de presidente da Confederação . Assinalou a presença de delegados ( 234 ) e convidados de todo o País , vindos dos distritos de Braga , Porto , Aveiro , Coimbra , Leiria , Santarém , Castelo Branco , Lisboa , Setúbal , Évora , Beja , Portalegre , Litoral Alentejano , Faro e da Região Autónoma da Madeira . Assistiram ainda aos trabalhos um deputado do Grupo Parlamentar do PS ; presidentes de juntas de freguesia ; delegações do PCP , do PEV e da ID ; Bernardo Colaço , Juiz Conselheiro , jubilado , do Supremo Tribunal de Justiça ; representantes da CGTP-IN , da Inter-Reformados / CGTP-IN , das uniões de sindicatos de Setúbal e de Lisboa , do STAL , do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e da Fenprof , da Federação de Sindicatos da Função Pública , e Cante Alentejano ormados da Torre tins , presidente da primeira das cerca rante o Congresso , s centrais na vida abalho , « continua e reforma » ou « as aceder ao Serviço eçou por lembrar cada vez mais e mais s Censos de 2021 , onde 00 jovens . Para inverter efendeu « a adoção de do SIESI , do SINAPSA , do MDM , da Associação de Apoio às Pessoas com Cancro , da Confederação Nacional de Colectividades de Cultura , Recreio e Desporto , do CPPC , do Movimento pela Erradicação da Pobreza e da ACR .
44 anos de luta Perante uma plateia de cerca de 500 pessoas , Casimiro Menezes recordou que no passado dia 27 de Maio a Confederação – detentora de « um importante património de intervenção que foi ganhando prestígio » – completou 44 anos . De olhos postos no futuro , referiu ser , cada vez mais necessário , o reforço do MURPI « para as lutas que se avizinham , pelo direito a envelhecer com dignidade ». O dirigente fez , depois , um balanço do trabalho realizado entre congressos ( 2018-2022 ). « A Direção e o conjunto de dirigentes eleitos no 9 .º Congresso souberam interpretar a necessidade de continuar a lutar pela recuperação de rendimentos e direitos , exigindo o descongelamento