esidente da Direção Nacional da Conf ento associativo pa
dos reformados – alizar no dia 14 de gresso . Em entrezes , presidente da tacou algumas das 0 euros para todas o de agir em defesa
etados com a COVID . Isto ve controlo da situação as se agravaram . Ainda ta de como esta situação a mortalidade que ocorre de 2019 , para além do
que fizeram as associae responsabilidade , asão e empenho , o apoio s dos Centros de Dia . Por s associações garantiram r dos seus corpos sociais .
açados e que acabaram os ? ue a Direção da Confesobre os mais variados nção da saúde mental ou ioridade à vacinação das m anos sucessivos , conadernos Reivindicativos 2021 . Por outro lado , não 5 .º Piquenicão e tivemos o 10 .º Congresso .
s pensões para assegurar a reposição do poder de compra foi uma das reivindicações traçadas em 2018 . Foi uma meta concretizada na sua plenitude ? A Direcção da Confederação reivindicou um aumento extraordinário mínimo de 10 euros para todos os pensionistas , mas o anterior governo apenas o aprovou para os pensionistas com pensões mínimas . Reclamámos , igualmente , a reposição de direitos que nos foram retirados pelo governo da troika ( PSD / CDS ). Continuadamente , afirmámos que a valorização das pensões tem sido prejudicada pela ação da lei , da responsabilidade do governo do PS , que limita a sua atualização real .
O aumento da esperança de vida continua a ser encarado como um fardo social para o erário público ? O aumento da esperança média de vida foi uma grande conquista no nosso País , mas devia ser acompanhada por programas para tornar melhor a vida das pessoas que se reformam . Infelizmente , esse não é o entendimento dos poderes públicos e políticos dominantes . Exemplo disso foi a criação do Fator de Sustentabilidade para a Segurança Social , pelo então ministro Vieira da Silva . Para o MURPI , o aumento das pensões tem de ser progressivo até chegar ao Salário Mínimo Nacional .
O programa do novo Governo descansa a Confederação ? Dada a actual situação , a Direção irá actualizar o Caderno Reivindicativo para 2022 , que fora apresentado a todos os grupos parlamentares antes da dissolução do Parlamento . Agora , reivindicamos um aumento extraordinário de 20 euros para todas as pensões com retroatividade a Janeiro de 2022 , por entendermos ser uma resposta necessária à brutal escalada de aumento de preços dos combustíveis e dos produtos alimentares .
do Jornal « A Voz dos Reformados » ados tas e Idosos
ibuição nacional • murpi @ murpi . pt
off , recém eleito presidente da Federação das Associato de Beja , considera que é « possível » reabrir todas as nível das existentes antes da pandemia ». | p4 | 5
eneficiários da ADSE iários da ADSE ,
Numa carta dirigida aos leitores do Jornal da Confederação , « uma voz insubmissa , que alerta e defende os direitos dos reformados », o presidente da Direção , Casimiro Menezes , apela à participação de todos nos trabalhos do 10 .º Congresso do MURPI , de forma a « ajudar-nos a debater as nossas propostas para o presente e o futuro de todos nós ». « Teremos o maior prazer de contar convosco » e , desde já , « pedimos que nos contacte para confirmar a sua presença », pede-se na carta , onde se lê : « Conte connosco , nós contamos consigo ».