A Voz dos Reformados - Edição n.º 172 julho/Agosto 2021 | Page 6

Saúde
6 A Voz dos Reformados | Julho / Agosto 2021

Saúde

Incontinência urinária pode ter solução

Margarida Lage
Médica
O que é ? Consiste na incapacidade de controlar o ato de micção , havendo perda involuntária da urina que resulta ou do enfraquecimento dos músculos e ligamentos do baixo-ventre ou da desregulação do funcionamento normal da bexiga . É um importante problema de saúde com elevado impacto físico , psíquico , social e económico na vida das pessoas afetadas com esta situação que tem solução em 80 por cento dos casos . Pode existir em qualquer idade , principalmente entre os 40 e os 55 anos de idade , voltando a ser mais frequentes nas pessoas idosas ( 30 por cento das mulheres e 15 por cento dos homens ) Não coloca a vida em perigo , mas é muito incómodo e estigmatizante . É frequente a pessoa atingida por esta situação sentir-se inibida de contá-la mesmo ao seu médico ; é encarada como inevitável com o avançar na idade , para além de ser vivida em segredo , com sentimento de vergonha , frustração , medo , depressão ou ansiedade . Apesar de frequente em idosos não faz parte do envelhecimento normal . Daí ser necessário investigar a causa que , em muitos casos , tem tratamento .
FARPIBE / MURPI NO DISTRITO DE BEJA R : DOS AÇOUTADOS 18 • 7800-493 BEJA
FARPIE / MURPI NO DISTRITO DE ÉVORA R DE MACHEDE 53 • 7000-864 ÉVORA
Em que situações ocorre ? 1 ) Na incontinência por bexiga hiperativa ( urgência ), incontinência por imperiosidade , em que há vontade súbita e incontrolável de urinar , que é independente da vontade pessoal e totalmente inesperada ; surge no contexto da bexiga hiperativa de urinar , com aumento da frequência urinária e perda de urina , associada a : a ) infeções urinárias . b ) doenças da parede da bexiga . c ) perturbações psíquicas , por exemplo , ansiedade . 2 ) Na incontinência por esforço , a perda de urina acompanha tosse ou espirro , rir , fazer um esforço , marcha de esforço ou dançar : a ) na mulher é devida em geral a alterações hormonais . b ) no homem é habitualmente secundária a cirurgia da próstata . 3 ) Incontinência por regurgitação . É secundária a retenção crónica de urina por : a ) doença prostática . b ) perda de força dos músculos da bexiga .
Como tratar a incontinência urinária ? O tratamento vai depender do tipo de incontinência : 1 ) Para tratamento da incontinência de
FARPIL / MURPI NO DIST . DE LISBOA R OVAR 548 1 C • 1950-214 LISBOA
FARPIS / MURPI NO DIST . DE SETÚBAL AV 25 DE ABRIL - EDF MONTE SIÃO TORRE DA MARINHA • 2840-443 SEIXAL urgência ( bexiga hiperativa ), utilizam-se frequentemente fármacos que tratam a infeção urinária , ou que controlam a hiperatividade do músculo detrusor , de toma oral ou mesmo através da aplicação na bexiga . 2 ) A incontinência por esforço pode passar , em grande parte , pela reeducação comportamental ( fisioterapia , reeducando o treino da micção ), redução de consumo de alimentos e de bebidas irritantes ( sumos de citrinos , manga e uva ), chá , café e chocolate , redução do peso , combater o tabagismo , tratamento da prisão de ventre , electroestimulação ou com uma pequena cirurgia . 3 ) Na incontinência de regurgitação o tratamento passa , em grande parte , pela remoção do obstáculo .
Conclusão Se sofre ( ou cuida de um idoso que sofra ) deste problema aborde o assunto abertamente com seu médico assistente . Ele é a pessoa indicada para ajudar a resolver o problema , diretamente , ou referenciando a um urologista . Quanto mais precoce for a intervenção , melhor prognóstico terá . Há uma regra geral : se começou a ter perdas de urina não diminua a ingestão de líquidos . Pelo contrário , a urina muito concentrada na bexiga é causa frequente de infeção urinária .
FARPIP / MURPI NO DISTRITO DO PORTO R DE CONTUMIL BL1 ENT . 724 CV 18 • 4350-130 PORTO
FARPILE / MURPI NO DISTRITO DE LEIRIA R 18 DE JANEIRO 13 • 2430-256 MARINHA GRANDE
FARPIR / MURPI NO DIST . DE SANTARÉM R DR BERNARDINO MACHADO 17 • 2090-051 ALPIARÇA
MURPI • Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos
RUA OVAR , 548 , 1 .º C – 1950-214 LISBOA | Telef . 218 586 081 | murpi @ murpi . pt | www . murpi . pt www-facebook . com / MURPI-Confederação-Nacional-de-Reformados-Pensionistas-e-Idosos
FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO

Reconquistar o direito de viver

José Miguel Carvalho
Médico
A tomada de posição com este título , surgida a público em meados de Julho , assumida por diversos profissionais de saúde , apela às autoridades de saúde e aos agentes da governação para que ponderem as medidas que possam conduzir novamente a uma perturbação social profunda e a prejuízos sociais maiores do que os benefícios pretendidos . Depois de um ano e tal de vida em suspenso por causa da pandemia , numa altura em que a população com risco acrescido de doença grave por infeção COVID se encontra vacinada e muito razoavelmente protegida , o caminho é o de recuperação da vida normal de comunidade , de convívio , de encontro e de vida familiar e social . Alguns exageros securitários deste passado recente poderão ser compreendidos na situação de pandemia que se viveu ; agora , quando a doença existe dispersa na comunidade , temos uma situação endémica – a doença existe dispersa e temos que ir vivendo com ela , como acontece com inúmeros outros vírus e bactérias .
Centremos a atenção nas medidas de proteção individual que devemos manter , nos ambientes fechados e com muitas pessoas . Mas a vida tem que ser retomada : ( 1 ) nos serviços de saúde , a par dos casos de COVID que ainda vão aparecendo , não se pode voltar a bloquear os serviços , impedindo ou atrasando os diagnósticos e tratamentos de todas as outras doenças ; ( 2 ) nas atividades desportivas , há que retomar todas estas ações que são fundamentais para o bem-estar físico e psíquico de todos – jovens e menos jovens ; ( 3 ) nas atividades culturais , essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade livre e pensante ; ( 4 ) no convívio familiar , fundamental para o bem-estar de todos , o acompanhamento dos que nos são próximos , a interajuda , a transmissão de conhecimentos e de princípios , o apoio afetivo dos mais idosos e isolados ; ( 5 ) na atividade associativa , que deve ser reativada ( 6 ) e por aí adiante ... As medidas de proteção individual ( uso da máscara e desinfeção / lavagem das mãos ) são importantes ; a promoção da vacinação COVID em todos os grupos etários indicados é importante e tem permitido uma evolução positiva – para retomar a vida em sociedade , com segurança e confiança no futuro .