Várias são as versões sobre a origem do futebol. A principal delas revela seu surgimento na Europa, mais precisamente na Inglaterra. Apesar disso, muitos acreditam que os sul-americanos foram os responsáveis por aprimorá-lo. Esses dois grandes polos do futebol travam uma batalha há décadas, dentro e fora de campo, com um único objetivo: quem é o melhor?
2018 foi ano de Copa do Mundo e mais uma vez voltamos aos questionamentos sobre onde as grandes seleções sul-americanas iriam chegar. E a história se repetiu, dessa vez a França levanta a taça de campeão, enquanto os latinos-americanos colecionaram mais uma decepção. O título francês na Rússia desenterrou uma velha discussão no futebol: o evoluído futebol europeu e estagnado sul-americano. Esse debate foi retomado agora, mas desde o 7x1 humilhante da Alemanha sobre o Brasil, a capacidade dos sul-americanos de derrubar a supremacia europeia foi colocada em cheque.
Uma velha disputa:
futebol sul-americano
ou europeu?
Contando as últimas quatro edições da Copa do Mundo, somente em uma delas tivemos uma seleção sul-americana disputando o título, a Argentina, que ficou em segundo lugar depois de uma derrota indigesta para a Alemanha, em 2014, no Maracanã.
Saindo um pouco do campo das seleções, outra competição que deixa evidente esse domínio europeu é o Mundial de Clubes. Para se ter ideia, no século 21, a América do Sul comemorou apenas 4 títulos, enquanto a Europa conquistou 13, sendo que, em alguns anos, a disputa do título foi enfrentando times de outros continentes. Agora, como podemos explicar essa distância entre esses dois grandes polos do futebol? A equipe da A Liga separou alguns tópicos que vão nos ajudar a entender um pouco mais sobre essa discussão.
A LIGA 18
Foto: Reprodução