A Formação dos Estados Unidos e.g. Jun. 2014 | Page 7

do mundo (Terra Nova), as colônias da Nova Inglaterra exploraram largamente a atividade pesqueira. A venda de peles também foi importante na economia dessas colônias.

COLÔNIAS DO SUL

As colônias do Sul, em contraponto, abrigaram uma economia diferente. Seu solo e clima eram mais propícios para uma colonização voltada aos interesses europeus, baseado no sistema de plantation. O produto que a economia sulina destacou desde cedo foi o tabaco. A planta implicou permanente expansão agrícola por ser exigente, esgotando rapidamente o solo e obrigando a novas áreas de cultivo. O fumo tomou-se um produto fundamental no Sul. A falta de braços para o tabaco em pouco tempo impôs o uso do escravo. Esse trabalho escravo cresceu lentamente, posto que, como vimos, a mão- de-obra branca servil era muito forte no século XVII. A sociedade sulina que acompanha essa economia é marcada por uma grande desigualdade.

Com essa economia essencialmente agrária e mais voltada ao mercado externo, as colônias do Sul resistirão mais à idéia de independência. Últimas colônias conquistadas pela Inglaterra, predominaram nelas as pequenas propriedades e, a exemplo do Norte, desenvolveram atividades manufatureiras.

Assim, podemos identificar com clareza duas áreas bastante distintas na América Ingles. As colônias do Norte, com predominância da pequena propriedade, do trabalho livre, de atividades manufatureiras e com um mercado interno relativamente desenvolvido, realizando o comércio triangular. As colônias do Sul com o predomínio do latifúndio, voltado quase que inteiramente à exportação, ao trabalho servil e escravo e pouco desenvolvidas quanto às manufaturas, muito semelhante à América Ibérica. Essas diferenças serão fundamentais tanto no momento da Independência quanto no da Guerra Civil americana.

Na região mais ao norte, situavam- se as colônias de Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut.

No centro, encontravam-se Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware e mais ao sul, Virginia, Maiyland, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.