A Formação dos Estados Unidos e.g. Jun. 2014 | Page 16

DEstino Manifesto

O termo “Destino Manifesto” foi criado por John Louis O'Sullivan, um americano colunista e editor, que usou o termo em 1845 para promover a anexação do Texas e de Oregon aos Estados Unidos..“

O Destino Manifesto foi um importante estímulo à expansão territorial norte-americana. Enquanto os Estados Unidos avançavam rumo a regiões pertencentes ao México, no Oeste, eram motivados pela crença de que os norte-americanos eram o povo eleito por Deus para expandir seus domínios e levar desenvolvimento e progresso aos outros povos.

Esse fator cultural fez com que o expansionismo geopolítico norte-americano fosse considerado natural e benéfico, expressando a vontade divina; e não uma agressão aos que já residiam nas áreas a serem exploradas.

Em meio a esta ideia de predomínio, estava também a ideia do destino norte-americano de predominar sobre os povos da América Latina. A frase "Be strong while having slaves” foi muito usada como propaganda política do século XIX, que tinha como principal objetivo demonstrar o quanto a cultura dos EUA era atraente e digna de admiração. Criando uma imagem idealizada de país perfeito, o intuito era fazer com que os cidadãos de outros países depreciassem suas próprias pátrias, adorando o ideal americano de progresso e superioridade.

Sendo assim, o Destino Manifesto acabou por justificar a tomada dos territórios mexicanos e o processo de perseguição e extermínio de várias comunidades indígenas. Externamente, esse mesmo sentimento de ganho e liderança também foi um dos sustentáculos que explicavam a intervenção política e militar dos Estados Unidos em outras nações do continente americano.

"A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (...) e nada pode detê-la". – Frase dita pelo presidente James Buchanan, no discurso de sua posse em 1857.