A democracia sob ataque | Page 9

Editorial

Não há semana em que não sejamos pegos de surpresa por novas denúncias e / ou ações da Polícia Federal, do Ministério Público ou da Justiça, em qualquer das suas instâncias, no seu inusitado combate a um modo moderno de açambarcar recursos públicos, em benefício de grupos ou de indivíduos. Um sistema de corrupção envolvendo a“ coisa pública”, dominante há séculos, por parte de políticos, corporações do funcionalismo estatal e empresários, ganhou novos contornos negativos nos últimos 15 anos, e continua na sua tentativa de sobreviver a qualquer preço.

É natural que a maioria dos brasileiros tenha dificuldade para entender e aceitar que estas ações sistemáticas de corrupção constituem sobretudo crescentes ataques à democracia que, há um pouco mais de trinta anos, tentamos fazer novamente funcionar. E há necessidade de se enfrentar esta batalha, de uma ponta a outra do país, de cima a baixo, a fim de evitar o completo apodrecimento das instituições brasileiras. Tudo o que vem acontecendo, na última década e meia, envergonha o nosso povo, como também os políticos de bem que, felizmente, ainda existem, embora sejam poucos.
A delicada e complexa situação em que o Brasil vive, mergulhado também em uma crise econômica, social e política, oriunda sobretudo deste descalabro de corrupção, acompanhada de patrimonialismo partidário e assistencialismo, é o centro de grande parte dos artigos que publicamos nesta edição. Há análises, as mais variadas, sobre este difícil momento atualmente vivido pelo país e todas elas buscam nos colocar diante desta triste realidade, que precisa ser radicalmente substituída por uma outra.
Todos os nossos colaboradores, preocupados em identificarem as raízes dos nossos problemas, põem o pé no chão, no que creditamos como atitudes corretas, quando se trata de possíveis encaminhamentos de saídas imediatas deles. Sabem que não haverá solução rápida e profunda, mas que o Brasil que se deseja e pelo qual se luta não se alcançará sem que haja um conjunto de reformas de base, pelas quais os cidadãos e cidadãs deste país vivem alertando e exigindo, há mais de meio século.
7