anos de contribuição e definição de mecanismo de transição para o restante, com proporcionalidade do benefício, de acordo com o prazo para aposentadoria. Ao mesmo tempo, seria reforçada a previdência complementar( acima do teto), promovendo a transição do regime financeiro de repartição – que distribui no mesmo ano a receita gerada pelas contribuições geradas – para um regime de capitalização. Esta mudança teria uma dupla vantagem: redução da pressão sobre o orçamento e formação de uma poupança adicional que, além de garantia dos benefícios futuros, financiaria os investimentos estruturadores na economia brasileira.
Se, como disse Mansueto de Almeida, o Brasil“ envelheceu antes de ficar rico”, a reforma da previdência é fundamental para promover uma inflexão na tendência de falência do Estado brasileiro, de modo que o envelhecimento futuro da população seja acompanhado de um substancial aumento da riqueza nacional.
Referências
Abi-Ramia Caetano, Marcelo. Solvência fiscal de longo prazo dos Regimes Próprios de Previdência dos Estados e Municípios. Texto para Discussão n. 2195. IPEA. Brasília, maio / 2016.
ANFIP. Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil; Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social e Tributário. Análise da Seguridade Social 2015. Ago./ 2016 – 16. ed. Brasília: Anfip, 2016.
BRASIL. Boletim Estatístico da Previdência Social. Disponível em: < www. previdencia. gov. br / dados-abertos / boletins-estatisticos-daprevidencia-social />. V. 21, n. 07, jul./ 2016.
______. Relatório da Avaliação Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social. RPPS da União Servidores, Aposentados e Pensionistas Civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário( Conforme Grade de Parâmetros recebida da SOF em 10 / 03 / 2014). Brasília, mar./ 2014.
______. SIAFI / STN. < www. tesouro. fazenda. gov. br />.
______. SOF-Secretaria do Orçamento Federal. < www. orcamentofederal. gov. br />. IBGE. Estudos e Pesquisas / Informação Demográfica e Socioeconômica n. 24. Projeção da população do Brasil por sexo e idade – 1980-1950( Revisão 2008). Rio de Janeiro.
FGV / DAAP. Diretoria de Análise de Políticas Públicas. Disponível em: < www. dapp. fgv. br >. Mosaico Orçamentário.
O nó da Previdência Social
51