A democracia sob ataque | 页面 201

A trajetória de Karl e sua influência intelectual renderam-lhe a eleição como o maior pensador do milênio, graças a uma pesquisa feita em setembro de 1999 e promovida pela British Broadcasting Corporation( a BBC, a respeitada emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido).
Nesta lista de gigantes universais do pensamento humano que compreende o período histórico de 1000 a 1999 estavam também nada mais nada menos que Albert Einstein( também socialista), Isaac Newton, Charles Darwin, São Thomas de Aquino, Stephen Hawking, Immanuel Kant, René Descartes, James Clerk Maxwell, Friedrich Nietzche, entre outros grandes nomes que moldaram a humanidade no milênio – muitos dos quais continuam e continuarão a influenciar milênios vindouros.
Talvez seja correto afirmar que nenhum“ marxista” ou mesmo um“ antimarxista” tenham, nos dias de hoje, lido ou tomado conhecimento de todas as biografias que foram produzidas e continuam sendo produzidas sobre este homem. Muitas foram escritas, outras virão. Embora se possa discordar de certas conclusões de Attali, é certo dizer que ele dá uma contribuição séria e relevante à vida de Karl.
Jacques Attali confessa honestamente: Nunca fui nem sou‘ marxista’ em qualquer sentido da palavra. Entretanto, presta um“ serviço” inestimável a todos os que se filiam ao método de análise e transformação da realidade inaugurado por Karl. Prova disso é a exumação que faz dos escaninhos( inocente ou propositadamente esquecidos e / ou escondidos) de uma recomendação crítica feita por Engels a um jovem revolucionário russo.
Foi uma severa crítica de Engels, já ao final da vida, aos que pensavam o mundo sem o Espírito do Mundo, isto é, sem pensar o mundo através do método analítico desenvolvido por ambos.
Qual seria essa crítica violentíssima? Attali nos dá a informação. Esse argelino-francês, não marxista, informa algo que talvez nenhum“ marxista” faria. Ele nos diz que em 1893, Engels, que conscientemente já sente sua chama se apagar( falecerá em 1895), está concentrado na produção e finalização do livro III de O Capital e recebe a visita de um emigrado russo recomendado por Georgy Plekhanov. É um jovem chamado Alexei Voden, interessado em escrever uma história da filosofia inglesa e por isso quer colher ensinamentos com ele, Engels.
Karl Marx ou o Espírito do Mundo
199