A democracia sob ataque | Page 198

O Manifesto, tal como ele o é, e O Capital nunca teriam saído caso Karl perdesse a vida em dois duelos em armas.
A obra é também um desfile acerca de datas e nomes dos recriadores / criadores de conceitos modernos que até hoje suscitam controvérsias, tais como fetichismo, proletariado, socialismo, comunismo, para ficar apenas nesses.
Após as revoluções de 1848, encontra-se todo o movimento revolucionário ciente que chegara ao fim o sonho de uma democracia europeia. Karl, que tem a prisão decretada pelo governo francês, decidiu ir para a Inglaterra, depois de hesitar entre a Suíça e os Estados Unidos. No dia 26 de agosto de 1849 chega a Londres, cujo idioma ainda não domina, sem um tostão no bolso, sem um aliado por perto, nenhum apoio, nenhuma profissão e sem notícias da esposa e dos três filhos e sem saber se Engels está vivo. Assinale-se que, diante de todos os movimentos revolucionários, toda vez que pode, Karl dispendeu todo o seu dinheiro para ajudar a causa revolucionária.
Não é sem fundamento que, após tantos sofrimentos emergidos pelos desaparecimentos de seus familiares e amigos mais queridos, Karl e sua esposa presenciaram e sofreram com a morte de quatro dos seus sete filhos em decorrência da fome, do frio, da miséria absoluta: Jenny Eveline Frances,“ Franziska”( 1851-52), Edgar( 1847- 1855), Henry Edward( 1849-1850) e outro, que não chega a nascer nem a receber um nome devido a um aborto espontâneo de Jeniffer, sua esposa, ainda no início da gravidez. Suas duas outras filhas Eleanor( 1855-1898) e Laura( 1845-1911) suicidaram-se tempos depois da morte dos pais por motivos bem distintos.
Não à toa, ele chegou a sentenciar tanto para os seus familiares quanto para os cérebros históricos que o antecederam: A tradição de todas as gerações desaparecidas pesa como um pesadelo no cérebro dos vivos. Aos sessenta anos, já possui aparência de 70.
Seu outro filho Frédéric Demuth, operário e socialista, morre aos 78 anos sem jamais ter sido informado quem era possivelmente seu pai, Karl. Sua mãe, Hélene Demuth, vitimada por um câncer, está enterrada no próprio túmulo dos Marx, família a que serviu durante toda a sua vida.
A biografia exuma, revisita e destaca certas concepções marxianas desde há muito escondidas, esquecidas ou subestimadas por todos quantos afirmaram e ainda afirmam pertencer ao campo do
196 Eduardo Rocha