A democracia sob ataque | Page 152

e , em distintos momentos , acompanharam a modernização de suas sociedades , distanciando-se de qualquer relação mecanicista com o comunismo soviético . 3 Destacamos então , que nosso principal objetivo aqui é interpretar os sentidos que os PCs deram às transformações ocorridas no Brasil e no Chile ao longo do século XX , tendo como eixo principal as estratégias estabelecidas a partir do final da década de 1950 , quando ambos os partidos produziram programas políticos que os colocaram em posições de destaque em suas sociedades .
Seguindo esta lógica expositiva , assinalamos brevemente que , anteriormente à década de 1950 , as estratégias adotadas por esses dois partidos haviam seguido caminhos distintos – de um lado , a consagrada estratégia político-institucional da Frente Popular , no Chile , e , por outro , a fracassada estratégia político-insurrecional da Aliança Nacional Libertadora ( ANL ), no Brasil . No entanto , embora tenham tido distintos fins , as políticas definidas por estes dois Partidos alicerçaram-se por meio de questões sociais , políticas e econômicas idênticas , que estiveram presentes nos dois Programas , tanto da ANL quanto da Frente Popular , caracterizando , deste modo , a participação decisiva do MCI na formulação estratégica dos comunismos latino-americanos e a percepção dos comunistas nacionais acerca dos seus problemas internos .
Entre os anos 1952-1958 , as estratégias dos PCs deram ensejo a uma nova compreensão em torno de suas sociedades e do próprio processo de modernização vividos por seus países . Consideramos esse período como um momento fundamental de renovação da esquerda latino-americana , que muitas vezes foi eclipsado pelo fenômeno da Revolução Cubana ( 1959 ), quando seu impacto acabou por dividir a história das esquerdas na América Latina . No caso da experiência comunista brasileira , as reorientações do PCB após o suicídio de Vargas , culminaram no apoio conferido a Juscelino Kubitscheck durante as eleições de 1955 . Ademais , em 1956 , após a divulgação do Relatório Kruschev , a reação dos comunistas brasileiros a esse fato teve um impacto fundamental no processo renovador do Partido , quando os reflexos do XX
3 Sobre esta temática , no caso brasileiro , ver : GOMES , A . C . A política brasileira em busca da modernidade : na fronteira entre o público e o privado . In : SCHWARCZ , L . M . ( Org .) História da vida privada no Brasil . V . 5 . São Paulo : Cia das Letras , 1998 ; VIANNA , L . W . A revolução passiva : iberismo e americanismo no Brasil . Rio de Janeiro : Revan , 1997 . Em relação à experiência chilena : AGGIO , A . Frente popular , radicalismo e revolução passiva no Chile . São Paulo ( SP ): Annablume ; Fapesp , 1999 ; MOULIAN , T . Contradicciones del desarrollo político chileno ( 1920- 1990 ). Santiago : LOM , 2009 .
150 Victor Augusto Ramos Missiato