que assinei em parceria com Octaviano Neto e Zander Navarro, consideramos que no atual contexto“ a estrutura de inúmeras unidades regionais da Embrapa( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também não atende as exigências da moderna economia agropecuária brasileira.
O que fazer? Este é o quadro geral. É preciso agir. O sistema agroalimentar é hoje o coração dinâmico da economia brasileira e precisa modernizar-se continuamente. Para isso, manter a pesquisa agrícola pública ativa e competente é pressuposto incontornável, trabalhando em sintonia com os agentes privados nos diversos ramos produtivos.
O Ministério da Agricultura precisa, com urgência, sem interdições de nenhuma ordem, e dialogando sempre com todos os setores produtivos, em todo o país, abrir imediatamente um debate amplo para construir uma estratégia consistente no campo da pesquisa agrícola pública. Somente assim será garantido no futuro próximo um sistema agroalimentar que produza mais e melhor, para o Brasil e para o mundo, seguindo preceitos sustentáveis e, primordialmente, que seja também correspondente às aspirações da sociedade brasileira.
112 Arnaldo Jardim