A democracia sob ataque | Page 109

Combater os transgênicos, ou trabalhar com qualquer ideia de impedir a pesquisa dos organismos geneticamente modificados, seria o mesmo que estrangular o desenvolvimento no campo. Foi na esteira dessa discussão que a Câmara aprovou, em dezembro de 2004, com o apoio da bancada do PPS na Casa, a Medida Provisória com as normas para o plantio e comercialização da soja transgênica para a safra de 2005, restringindo a possibilidade de cobrança de royalties de produtores, uma bandeira que o partido vinha defendendo desde 2002.
Agricultura familiar
A mudança de rumo da pesquisa agropecuária está repercutindo positivamente nos resultados da produção agropecuária nacional. Ao mesmo tempo, tem permitido a convivência harmônica entre o grande, o médio e o pequeno produtor rural na aplicação de novas tecnologias, sejam pelo apoio e assistência de organismos governamentais e o investimento do setor privado.
O agricultor familiar é pequeno na sua extensão, mas intenso do ponto de vista da atividade e deve ser campeão de produtividade. Deve estar à frente das inovações que surgem. O nosso compromisso é com uma agricultura familiar cada vez mais eficiente, que busque permanentemente a inovação, excelência no trato com novas cultivares, ineditismo nos novos equipamentos, ousadia nos métodos de produção e que seja também solidária do ponto de vista da sua organização para poder oferecer ao consumidor produtos de melhor qualidade, com menor custo e de uma forma mais ágil. É com este conceito que estamos tratando a agricultura familiar no Estado de São Paulo.
O governo paulista aumentou a competitividade da agricultura no estado ao fortalecer organizações de produtores rurais, apoiando suas iniciativas de negócios, investindo em tecnologia e educação justamente para diminuir essa distância entre Estado e o pequeno agricultor.
O pequeno agricultor busca a produtividade para gerar lucro, mas também a preservação do meio ambiente. No mercado interno brasileiro, a chamada Agricultura Familiar é responsável por 70 % dos alimentos consumidos no país, e toda sua cadeia produtiva contribui com cerca de 10 % do PIB.
A extensão rural contribui para este desenvolvimento, pois faz a ligação do conhecimento com os produtores rurais, levando
Tecnologia para diminuir diferenças
107