A Capitolina 6, junho 2014 | Page 37

mpossível escolher uma citação do livro para complementar a resenha. 'Morte Súbita' (o título dado em português) começa com a morte de Barry Fairbrother, pai, marido, amigo, técnico do time de remo, membro do conselho da cidade, alguém que via o bem em todos, um aliado, um opositor - quantas palavras diferentes podem o definir? Depois que Barry morre de um aneurisma, no dia do seu aniversário de casamento, a cidade vê uma reviravolta na sua rotina (já cheia de fofocas e intrigas).

Durante as 500 páginas do livro, nós acompanhamos cada pessoa da cidade no seu dia a dia, após a 'tragédia'. Nós conhecemos Howard, Shirley, Maureen, Andrew, Stuart, Marry, Gavin, Gaia, Parminder, Collin, Miles, Samantha, Kay, Terri, Robin, Krystal, Sukhvinder e tantos outros. Descobrimos como a pequena cidade de Pagford cresceu, a rivalidade com a cidade vizinha de Yarvil, o Conselho dividido entre aqueles que querem manter o decadente bairro dos Campos em Pagford e os que querem o entregar a Yarvil (os Campos ficam no limite das duas cidades, e a decisão de qual cidade detém o controle sobre a região é uma decisão não só política e burocrática, mas repleta de motivações pessoais). O livro nos mostra uma mãe viciada em heroína, uma menina injustiçada pela vida tentando descobrir como fazer as coisas certas, um garoto adotado fixado nas implicações da realidade e da vida, um pai violento e abusivo, um homem perturbado pela sua própria mente, uma esposa que fantasia com garotos da idade de suas filhas, uma mulher iludida por amor, uma filha em pé de guerra com a mãe, uma viúva perdida, um advogado com segundas intenções, uma senhora traída pelo marido....a lista pode ser tão longa quanto a das caracteristicas de Barry fairbrother. J K Rowling tem a impressionante habilidade de contar a história de uma cidade, de suas pessoas e nos mostrar todos os seus fantasmas, os pequenos mecanismos de sua mente - sem pudor, sem meias palavras, sem julgamentos. Apenas uma realidade como ela é.

O livro é altamente crível, e impressiona na gama de emoções que propicia ao leitor. Inacreditável uma única pessoa (Rowling) ser capaz não só de compreender tantos aspectos do psicológico humano como ilustrá-lo com tanta fluência. E, se durante a série infantil Harry Potter, nós acompanhamos os fatos pelo ponto de vista do pequeno bruxo e já pudemos nos deliciar com essa habilidade da autora, em 'Morte Súbita' nós nos vemos na pele de pessoas absurdamente diferentes - e, se é que se podia imaginar possível, a realidade é ainda mais forte, mais marcante. Sem dúvidas, Rowling é uma mulher observadora com um dom para a escrita.

"Morte Súbita" é um livro adulto, com violência, sexo, drogas e obscenidades. Tendo isso mente, recomendo o livro, que é um retrato de um mundo visto pelas pessoas e suas singularidades. Um estudo do psicológico e das relações humanas muito interessante, e uma montanha russa de sentimentos e emoções.

I

ROWLING, J. K. "The Casual Vacancy". 1ª edição. Editora Little, Brown and Company. 2012. 505 páginas.

Morte Súbita

Clarice Paes

escolha da editora

Escolha da Editora 35