A Capitolina 6, junho 2014 | Page 36

aint-Exupéry no final da sua obra prima faz um apelo:

“Façam-me um favor! Não me deixem tão triste: escrevam-me depressa dizendo que ele voltou...”.

Saint-Exupéry ficaria feliz em saber que mais de 60 anos depois alguém escreveria sobre “O Retorno do Jovem Príncipe”

No relato escrito pelo argentino Alejandro Guillermo Roemmers, o pequeno príncipe retorna a terra, porém em outra fase da vida: juventude. Ao invés de um deserto árido, um homem o encontra deitado em uma encosta de estrada, na Patagônia.

O Pequeno Príncipe tornou-se um jovem, mas parece não ter mudado tanto: nunca desisti de uma pergunta quando a faz, sempre questionador, porém tudo leva a crer que o príncipe enfrenta algo que todos temos que enfrentar: Crescer.

O príncipe descobre que o Carneiro que seu amigo lhe deu, em sua primeira viagem a terra, era imaginário. A rosa, sua amiga de longa data, está afastada, erradia, não fala mais com ele como antes. A felicidade está se apagando.

Em uma viagem de três dias, atravessam a carro uma longa estrada da Patagônia. O jovem príncipe e o homem conversam, questionam e ensinam sobre muitos temas: Como enfrentar seus problemas; porque não se tornar uma pessoa tão séria; ter mais afeição por um animal do que por uma máquina; viver o presente; crescer no amor para ser feliz...

Em meio a várias perguntas, o jovem príncipe, leva o homem e a cada leitor ver novos horizontes para sua vida. É algo mutuo um ensinando o outro. O Jovem consegue resumir milhares de palavras em um único gesto.

É um livro impactante, assim como é o livro de Saint-Exupéry. O pequeno/jovem príncipe existe, Roemmers o encontrou e fico feliz que eu também posso encontrar. Fico feliz por todos poderem encontra-lo.

Esta história nos confronta, muitas vezes, com nós mesmos. Com nossas verdades prontas, preconceitos, stress, atitudes. Ensina-nos, entre muitas coisas, a nos encontrar interiormente. Penso que seja tudo o que aprendemos e questionamos com essas palavras, seja encontrar o jovem príncipe.

S

O Retorno do Jovem Príncipe

Geissiane Aguiar

34 A Capitolina

ROEMMERS, Alejandro Guillermo. 'The Return of the Young Prince". Editora Fontanar. 2011.

112 páginas.