A Capitolina 11, novembro 2014 | Page 21

PALACIO, P.J. 'Extraordinário'. Editora Intrínseca. 2013. 1 edição. 320 páginas.

introspectivo da narração de Justin.

Auggie enfrenta muitos problemas na escola e na família, porém, tais obstáculos fazem com que ele cresça enquanto pessoa e ensine um bocado de lições para seus amigos e familiares, bem como para nós leitores.

Menção honrosa para o Sr. Browne, o professor de inglês do Auggie, que todo mês passa um preceito aos alunos (trata-se de alguma citação de autores célebres, cujo conteúdo aborda algum princípio de vida). Acredito que isso é bem interessante, pois permite que os discentes reflitam sobre suas atitudes. Aliás, R. J. Palacio acabou de lançar o livro 365 Dias Extraordinários - o Livro de Preceitos do Sr. Browne.

Uma curiosidade: o Auggie é descendente de brasileiros.

Recomendo esse livro a todos, pois a história é bonita e nos faz refletir sobre o preconceito não apenas em relação à alteridade, mas a nós mesmos também. A aparência realmente não vale muito, o que mais importa é o que você tem por dentro. Não adianta ser (já diziam nossos avós) “por fora bela viola e por dentro, pão bolorento”. As pessoas são muito mais que aparência exterior. Nós não podemos escolher nossos genes, mas podemos escolher nosso caráter.

Temos de parar de julgar o livro pela capa e as pessoas pelo rosto. Além disso, é muito importante ter empatia e respeitar a todos.

Um ponto bem frisado no livro foi a "gentileza"! Como disse o Sr. Buzanfa, se todas as pessoas fossem mais gentis que o necessário, o mundo seria um lugar bem melhor! Vamos exercer a gentileza, pessoal!

Esse livro é realmente Extraordinário.

"Agora, pensando bem, não sei por que fiquei tão estressado com isso. É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."