A Capitolina 1, janeiro 2014 | Page 20

oi numa sessão de autógrafos do meu "Amaríssimo" que conheci o escritor André Luiz Palhardi. Além de uma companhia agradilíssima, conversamos de literatura, mercado editorial e a dificuldade de se escrever dedicatórias, ele me presenteeou com o seu "E A Onda Levou - o príncipio da liderança". O livro conta a história do peixinho Tim, que não se conforma com o andamento do cardume.

Bem curto, apenas 95 páginas, o livro flu e é uma delícia de ler, com seu texto bem espaçado. Li em uma hora e reli muitas vezes, querendo tirar o máximo proveito dos ensimanetos que o livro traz. Explico: no livro, acompanhamos o jovem peixinho, da sua primeira indagação, o ínicio de sua percepção do cardume e questionamento de suas regras até seus encontros inesperados, iniciativas e tentativas de mudança. E, nessa caminhada toda vamos aprendendo, bom, os príncipios da liderança.

Numa utilização excelente do melhor recurso dos contos de fadas, a alusão, Palhardi nos fala da liderança, contando a história de Tim de forma leve, mostrando exemplos práticos dos conceitos teóricos - sim, eu sei que Tim é um peixe, mas é impressionante como a sua história é facilmente transferível para o mundo humano. E, se a história é lúdica e, obviamente, fictícia, onde estão esses conceitos teóricos? Numa decisão muito feliz, o livro traz peixes e outros animais marinhos no canto de algumas páginas, cada um com um 'balãozinho', como nas historias em quadrinhos, trazendo, em uma ou duas linhas, o conceito teórico que se aplica à situação atual do nosso querido peixinho.

Tim segue sua jornada lentamente, um passo de cada vez, deixando claro para o leitor qual é a lição a ser aprendida ali. Questões como observar o seu redor, questionar o funcionamento das coisas - ainda que elas funcionem, questionar se podem melhorar e como podem melhorar, aprender a tomar a iniciativa - e qual é o melhor momento para isso, aprender a identificar quem se deve procurar para cada problema...

É um livro bem elaborado e bem escrito, com lições úteis e práticas sendo passadas de forma divertida e leve. Li em uma hora, mas reli muitas vezes, tentando apreender todo o conteúdo. Sem dúvidas, um livro para se manter por perto sempre. Porém, como nem tudo pode ser incrível, o livro é escrito em Comic Sans. Ainda que essa fonte dificilmente agrade alguém, é o menor dos problemas que um livro pode ter! Então, continua a recomendação. E que essa onda traga muitas coisas boas!

F

PALHARDI, André Luiz. "E a onda levou...". Editora Clube de Autores.2013.

95 páginas.

O que a onda me touxe

Clarice Paes

escolha da editora

19 A Capitolina