5ENTIDOS 1 | Page 27

14

mais acolhedoras e simples onde a comida caseira e tipicamente portuguesa exala o verdadeiro cheiro de Lisboa e de Portugal. O cozido, a feijoada, os enchidos e o bacalhau têm um grande papel na imagem da cidade e qualquer português ou turista relembra estas comidas como elementos caracterizadores de Lisboa.

Navegando mais a sul consegue-se encontrar o rio que desagua no mar – outro elemento muito importante de Lisboa. O mar (Oceano Atlântico) é uma mais valia tanto para os pescadores como em termos de paisagem: toda a linha entre o Cais do Sodré até Cascais é banhada pelo mar. Constitui uma grande atração turística onde se pode ver as partes mais naturais de Lisboa e não tanto os monumentos. É, indiscutivelmente, um sitio que tem um cheiro muito característico. O cheiro a mar é único da zona e é algo que toda a gente aprecia. Como que um presente dado pela natureza.

Há também cheiros que só se sentem sazonalmente mas que

têm a mesma importância que os cheiros recorrentes. No outono e inverno é certo que o cheiro mais característico é o das castanhas. Vários pontos do centro de Lisboa têm como costume vender castanhas. É difícil imaginar um outono sem castanhas assadas.

O mesmo acontece na altura dos Santos populares. As sardinhas, as bifanas e os manjericos nunca podem faltar. É uma tradição que ninguém consegue tirar ao lisboeta, estando já completemente enraizada. Durante todo o mês de Junho, este cheiro é intenso e regular, deixando as pessoas sempre com vontade de festejar e honrar as tradições portuguesas.

Sim, é difícil representar um local pelo cheiro, sendo absolutamente necessário aliar a outras componentes; no entanto, o cheiro é algo que não deve ser desvalorizado, sendo indissociavelmente parte da identidade cultural de Lisboa.

Ana Rita Pardal

27