Entrevistamos também a Sra. Telma, de 55 anos, moradora da comunidade e agente comunitária da SMS. Ela trabalhou por 35 anos dentro da comunidade, na Escola Comunitária do Cantagalo e no Centro de Referência e Assistência Social - CRAS Sebastião Teodoro. Para ela, a saúde está em primeiro lugar e anda em parceria com a educação. Ao trazer o seu olhar sobre saúde, Telma diz que a falta de saneamento básico em alguns
Entrevista com a Sra. Telma, moradora da Comunidade
O segundo morador entrevistado foi o Sr. Jhonathan, de 36 anos. Ele mora na comunidade desde que nasceu e ressalta que houve uma grande mudança após a chegada da Clínica de Saúde da Família, pois possibilitou aos moradores o acesso a consultas, exames e medicamentos que antes eram escassos. Vale ressaltar, também, que Jhonathan é portador de diabetes tipo 1 e o acesso aos serviços da CSF, segundo ele, lhe traz uma melhor qualidade de vida.
Para ele, além da CSF, os projetos sociais de esporte e cultura existentes na comunidade, são as principais potências de saúde presentes no local.
Entrevista com o Sr. Jhonathan, morador da comunidade
Com a palavra, os moradores
locais, a quantidade de ratos e a sujeira presentes na comunidade são os grandes problemas e relaciona os mesmos ao descaso do poder público para a sua solução. Ela aponta a clínica da Família como um espaço de potência de saúde na comunidade.
Ele traz o desperdício de água como um dos principais problemas da comunidade e ressalta a necessidade de educação para que os moradores possam ajudar a resolvê-los.