1ª Edição - Dezembro de 2020 | Page 10

Entrevistamos os profissionais de saúde Mila e Guilherme, ambos atuam na Clínica de Saúde da Familia da comunidade. Milla é técnica de enfermagem e moradora da comunidade desde a infância. Guilherme é agente de saúde reside na comunidade há 10 anos.

Milla nos falou sobre o olhar negativo sobre saúde, suas causas, assim como a importância de uma visão de saúde baseada na integralidade.

Ambos os profissionais têm a mesma visão do que significa saúde e a importância dos Determinantes Sociais da Saúde para abordá-la juntos aos moradores.

Ambos os profissionais têm a mesma visão do que significa saúde e a importância dos determinantes sociais da saúde para abordá-la com os moradores. Porém,

O olhar dos profissionais de saúde

Guilherme nos disse que seu olhar sobre a saúde mudou depois que iniciou seu trabalho como agente: “Antes de vir trabalhar aqui uma palavra relacionada à saúde era “doença”, hoje isso mudou e meu conceito é mais amplo.” Nesse contexto, eles relacionam os problemas de saúde na comunidade à rotina do dia a dia que pode levar a doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, etc., e informam que há grupos dentro do PSF que buscam atuar sobre esses problemas.

Assim, eles ressaltam a importância da educação em saúde e da orientação para prevenção, para que os moradores percebam a sua importância diante dos problemas que influenciam na saúde, no trabalho dos agentes e nas ações do poder público.

Entrevista com os profissionais de saúde,

Milla e Guilherme