E O BLOG?
Hoje as pessoas estão já acostumadíssimas com o formato blog, mas diferentemente do seu portfolio físico, use-o para apresentar o inusitado, um rascunho de um trabalho que acabou de ser publicado, um passo a passo de uma ilustração que você achou bacana e por aí vai. A maioria dos ilustradores hoje têm seus sites e ainda diversos blogs que são uma extensão de seus portfolios.
A melhor dica é navegar pelos sites de seus ilustradores favoritos e ver como cada um resolveu o seu. Identifique o que você gosta e o que você não gosta e comece a pensar no seu próprio.
IDENTIDADE VISUAL
Você pode não achar importante, mas quando for apresentar o portfolio, em especial no começo da carreira, as pessoas vão se lembrar de você como“ o cara que trouxe aquele portfolio bacana... como ele se chama mesmo?”.
Entendeu? A escolha do nome com que quer ser conhecido é importante. Acredita em numerologia? Tudo bem, desde que seja um nome bacana, sonoro e fácil de lembrar.
E diferente também de algum outro ilustrador ou pintor que já exista. Parece básico, mas muita gente já mudou de nome no meio da carreira por vários motivos: nomes associados a piadas, nomes de artistas famosos ou simplesmente nomes muito comuns.
" Poxa, mas é o meu nome!" Tudo bem, Uérslei Adernilson Wandergulho, mas concorda que é um nome meio comprido e complicado de lembrar? Escolha algo mais curto e simples, e pronto, caso encerrado.
O conteúdo você já tem, o nome também, e também uma boa marca, agora só falta a embalagem. Sua postura, que já falamos várias vezes nesse guia, diz quem você é.
Não precisa de gravata para parecer " o experiente ", nem precisa aparecer carregado de piercings para ser mais cool. Mas, querendo ou não, vai ser avaliado pelo conjunto que você é: suas roupas, sua postura e seu modo de falar.
Seja profissional e evite certas gírias: trampo quem faz é office-boy, bico quem faz é camelô e frila quem faz é garoto de programa, por isso respeitar o próprio trabalho é o começo de uma postura profissional. O que fazemos é ilustração.
Um cartão pessoal bacana, impresso em gráfica ajuda. Nada de impressora caseira jato de tinta que borra com a primeira gota d’ água, nem anotar o número dos telefones num pedaço de guardanapo.
27