SAIBA SER ORGANIZADO. TEMPO É DINHEIRO.
Para ser um bom profissional você precisa saber, entre outras coisas, como cuidar bem do seu tempo. A vida de free-lancer é aparentemente tentadora, sem horário fixo, com todo o tempo do mundo para se fazer o que quiser, na hora que quiser.
O que você faz da sua vida é da sua conta, e como consegue gerir a vida pessoal, a farra e o trabalho também é da sua conta, mas tente conciliar tudo de forma que os prazos combinados não estourem.
Cada um tem o seu jeito e método próprio de trabalhar, e você terá de formar o seu, e a partir daí se organizar dentro do seu estilo para que os prazos sejam sempre cumpridos. Pontualidade é fundamental.
Por isso, independentemente do seu estilo de trabalhar, procure ter organização.
Vida de free-lancer não é quartel ou mosteiro, e nem tem que bater cartão com horário fixo, mas também não é só farra. Tente, na medida do possível, estabelecer um horário de trabalho para você, com uma certa flexibilidade.
CRIANDO UM CRONOGRAMA
Estabelecendo um horário, crie um cronograma, um mapa simples em um A4 ou A3 mostrando os dias da semana divididos por horas, e pendure na parede bem em frente onde você trabalha, e anote nele todas as tarefas que deve fazer.
No começo você pode fazer um cronograma de uma semana, depois com o aumento do volume de trabalho faça um cronograma de 2 semanas seguidas, e mais para frente com certeza vai precisar de um cronograma para o mês todo.
Assim você se mantém sempre atualizado sobre reuniões, tarefas, datas especiais( como prazos de anuários), e entregas de trabalho.
Otimização de tempo durante o trabalho significa mais tempo livre no fim de semana. E mais tempo para a sua vida social.
Para esse cronograma, quem utiliza o Outlook tem uma ferramenta " agenda " onde você coloca as tarefas e ele organiza diretamente num calendário. No Mac também tem algo semelhante, o iCal.
Um bloco de notas e uma caneta básica sempre ao lado do telefone é indispensável, onde uma quantidade enorme de informações podem chegar via telefone e você com certeza não vai lembrar de cabeça depois.
25