Se realmente não puder pegar o segundo trabalho, explique que já está comprometido, eles entenderão. Nesse caso, seria simpático indicar um colega.
E, se o seu ego permitir, não divulgue por aí as propostas que você recusou. Por educação, nada mais. Você também não iria gostar se alguém saísse espalhando que não quis nada com você.
Resumindo todo esse papo de escoteiro: no mercado de ilustração você tem que ser inteligente. Nunca espertinho ou espertalhão.
SÓ ME DÃO TRABALHOS CHATOS. O QUE ELES PENSAM QUE EU SOU? INICIANTE?
Você acha que o cliente vai passar a ilustração mais importante que ele tem para um desconhecido qualquer? Ainda que eles fossem loucos para fazer isso, seria um desrespeito para com terceiros envolvidos.
Seus trabalhos irão ganhando complexidade e importância à medida que você for inspirando confiança. E tem mais: o que parece um osso muitas vezes é um filé. E um filé muitas vezes é um osso. Depende do seu talento, e permita que o tempo mostre isso.
UMA PALAVRA DE CONSOLO AOS ETERNOS RECLAMÕES
Os médicos levam uma vida muito mais dura que você. Eles estudam seis anos, depois mais dois de especialização. No começo, só podem ficar assistindo às cirurgias de médicos mais experientes, sem fazer nada.
Depois, passam a colaborar nas cirurgias dos outros, sem nenhum crédito. Depois, passam a operar, mas vigiados de perto. E só depois disso, muitos e muitos anos depois, é que ficam sozinhos diante de um pâncreas. Tudo isso por um salário menor do que aquele que você estará ganhando em breve, se tiver talento. E com muito mais plantões.
Vantagens e desvantagens de um ofício sempre existem e muitas vezes desconsidera o talento, mas o importante é fazer cada vez melhor o que você escolheu e se sentir realizado.
PALAVRAS FINAIS
Parece conversa de mãe, mas todo cuidado com a saúde. Junto com o talento, a saúde é o seu maior patrimônio.
Lembre-se de algo importante: a vida de ilustrador é igual a de motorista de táxi, quando o carro quebra o motorista fica sem trabalho.
18