1st Joomag Testing 1 | Page 17

Isso é propriedade do cliente. Nada de conversinhas de bar do tipo: " vocês não imaginam a puta ilustração que eu fiz hoje ". Bico calado até a ilustração sair. Aí, pode fazer quanto lobby quiser e contar vantagem.
Alguns iniciantes tentam compensar o pouco status inicial com o tráfico de informações. " Faço ilustração para o cliente tal e fulano que trabalha lá disse o seguinte...". Alta traição. Um inocente comentário fora do cliente pode colocar muita coisa a perder, prejudicar empresas, concorrências e prospects.
Além do fato de que os ouvintes, embora possam se aproveitar da informação recebida, vão pensar duas vezes antes de contratar um fofoqueiro como você. A propaganda em especial é uma indústria e não está imune à espionagem industrial. Não facilite. O mesmo vale para editoras.
MUITO EMPENHO NO COMEÇO
Carreiras são como aviões: você precisa de mais força na decolagem do que para se manter nas alturas. Ou seja, esteja preparado para trabalhar muito nos primeiros anos, às vezes em horários fora do habitual. É chato, e poderá acontecer depois ao longo da carreira, mas saber negociar prazos é importane para se evitar excessos.
RECEBI UMA PROPOSTA MELHOR DE OUTRO CLIENTE NO MEIO DE UM TRABALHO EM ANDAMENTO
Não mude de cliente, não atrase nem sabote um trabalho em andamento pelo melhor pagamento de um outro trabalho. Lembre-se que um bom profissional é acima de tudo aquele que é talentoso, cumpre prazos e é de confiança.
Às vezes ganhar menos em um trabalho em andamento e deixar passar um trabalho melhor pode ser bom, porque assim você cumprirá com a sua parte e poderá estar plantando no cliente a confiança dele.
Ao receber uma outra proposta no meio de um trabalho em andamento, não blefe, não faça chantagens, cabos-de-guerra ou joguinhos espertos com o cliente. Pergunte para essa segunda proposta se eles têm mais prazo de forma a que você consiga conciliar os dois trabalhos.
É verdade que com uma proposta de pagamento maior na mão você tem uma tentação- mas nos outros 364 dias do ano você não tem.
Não costuma ser bom negócio deixar um cliente na mão, trocando-o por qualquer outra proposta melhor. Se fizer isso com certeza você não colocará mais os pés por lá.
17