África do Sul África do Sul | Page 8

Almôndegas estão em todos os cantos do mundo, povos diferentes tem receitas diferentes e assim é possível encontrar infinitas variações desse prato tão conhecido por todos. E não é diferente na África do Sul, mas como inúmeras outras coisas, um pouco de carne e tempero levam um pedaço da história desse país.

Os holandeses tiveram grande influência na colonização da África do Sul, e ainda é bastante possível ver traços holandeses dentro da cultura sul-africana. Dentro da culinária, por exemplo, basta uma breve observação para perceber as várias características, não só holandesas, mas européias em geral. Um desses exemplos são as populares frikkadels. Com poucos ingredientes e todos fáceis de encontrar, esse prato não deixa de se destacar dentre o vasto cardápio sul-africano.

Frikkadel, além de levar consigo um pouco de história, também é um dos pratos tradicionais mais adorados por turistas. O que separa frikkadel de outras almôndegas é o uso de pão de forma para ligar a massa. As almôndegas são levemente temperadas e geralmente servidas com molho Sheba ou purê de batata. Sheba é um molho de tomate consideravelmente doce, bastante diferente do tradicional molho de tomate italiano, além disso, contém muitos temperos pesados. E por isso, é um ótimo acompanhamento para as almôndegas.

Não é difícil se deparar com a história de um povo ao olharmos para a comida de um lugar, talvez essa seja a melhor forma de conhecer melhor uma cultura. E na África do Sul não é diferente. Frikkadels são apenas um exemplo de inúmeros pratos por trás da história, mas existem muitas outras opções para falar de cultura. Se você algum dia visitar a África do Sul, não deixe de experimentar frikkadels, ou talvez até faça em sua própria casa. -- Quais pratos fazem parte da história do seu país?

Edição Festival das Nações

Por Júlia Figueiredo

08\4

África do Sul

Os Temperos Por Trás da História