À beira do precipício pd51 | Página 134

não podem ser ignoradas eternamente, deixando-as que a História e a educação formal as contenham no espaço da transgressão judicialmente criminalizada. Os ranços odientos da sociedade contemporânea, conforme alertou Russel, tem se manifestado espontaneamente em várias oportunidades, mesmo em tempos de paz.
A Colômbia deu uma grande lição para quem cultiva esse tipo de sentimento. Sem ódio, sem obsessão dos pré-julgamentos políticos e com a rejeição ao Acordo de Paz entre o governo colombiano e as Farc no plebiscito, permitiu abrir brechas na gestão dos interesses da nação, resolvendo-se um problema que paralisava o país. O acordo enterrou uma luta odienta que já durava 50 anos e que resultou em 200 mil mortos. Em nome de uma revolução ou de uma hegemonia de classe, pagou-se o ódio mútuo com milhares de vidas inocentes. Metade dos colombianos tem uma vítima na família.
De onde saiu isso? Da ambiguidade da crença na verdade, em si, um conceito imaginário, segundo Immanuel Kant( 2003), que funciona como um mal de raiz nas diferentes construções de mundo. Desdenhando os embates odientos entre os próprios colombianos, Juan Manuel Santos, sem ódio, conseguiu a paz, poupando toda a América Latina, pelo menos temporariamente, de tornar-se um campo de batalha.
Os cidadãos despertam-se, assim, no mundo digital, anonimamente, como em 2013, no Brasil, da letargia do seu silêncio, para resolver em espiral, por conta própria, problemas que afetam o seu cotidiano ou a sua vida pessoal. Como se não bastassem todas aquelas experiências históricas citadas sacrificando populações civis, o ódio deveria ser banido definitivamente do pensamento político, seja no espaço da esquerda ou da direita. Haveria uma mudança de rumo no processo civilizatório.
Autocrítica
As classes empresariais já conseguem distinguir o capitalismo selvagem de uma relação de produção consciente de suas responsabilidades sociais, incorporando valores humanos aos sistemas de produção e trabalho. Comunistas e socialistas tem dificuldade em digerir essas questões. Sempre acharam que a verdade absoluta e determinista estava do seu lado, sem lembrar que essa ortodoxia produziu milhares de cadáveres em guerras fratricidas pelo
132 Aylê-Salassié F. Quintão